Hoje, na internet há inúmeros cursos de Educação a Distância (EaD) como graduações, atualizações, idiomas e muitos outros tipos, e é uma excelente fonte de informação para quem frequenta cursos presenciais. O EAD já vinha se tornando uma tendência, isso só aumentou com o isolamento social que fechou o ensino presencial durante a pandemia, os estudantes que exercem esse tipo de ensino buscam métodos e estratégias para ajudá-los a lidar com esse modo de ensino e seus desafios.

No estudo presencial ou a distância, ser eficiente nos estudos é um desafio para muita gente, mas no ensino a distância pode ser ainda mais desafiador para quem não sabe muito bem como funciona estudar a distância. Apesar de alguns contarem com uma facilidade maior para absorver um novo conteúdo, muitos enfrentam grandes dificuldades em conseguir bons resultados.

O desafio para quem tem dificuldade com o ensino a distância geralmente envolve não saber se preparar, não achar motivação e os desvios de atenção que estão por todos os lados. Quem escolhe esse modo de estudo precisa ter concentração, dedicação e planejamento para conseguir os melhores resultados.

 

Confira 10 dicas para melhorar seu rendimento ao estudar a distância:

 

  1. NÃO SUBESTIMAR O MODO DE ENSINO

Um curso de modo a distância não será necessariamente mais fácil do que um curso de modo presencial. Muitos acabam se sabotando ao subestimar um curso a distância e acabam por não se dedicar como deveria aos estudos.

O estudo a distância exige muito comprometimento e assiduidade. Se por um lado não é preciso ir todos os dias para a sala de aula, do outro a disciplina em casa deve ser redobrada para conferir todo material de estudo e cumprir os prazos das tarefas.

Falta de comprometimento podem gerar péssimas consequências como a reprovação do estudante. Tome a decisão de entrar em um curso a distância quando estiver realmente disposto e com tempo para se dedicar aos estudos. Não caia na armadilha de que estudar em casa é mais fácil.

 

  1. CONFIRA SEUS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Estudar a distância exige internet que funciona bem e equipamentos eletrônicos preparados como computador, fone de ouvido e webcam.

Apesar de poder assistir as aulas pelo celular, é importante ter ao menos um computador e um fone de ouvido. Isso irá ajudar na hora de fazer exercícios, trabalhos e para, principalmente, melhor acompanhar as aulas.

Confira sua conexão à internet, pois, se ela cair durante alguma conferência ao vivo, você pode ser prejudicado. Mesmo na hora de assistir às aulas já gravadas online é importante que a conexão esteja estável.

 

  1. ORGANIZAÇÃO

Ser organizado é fundamental para ter uma rotina para os estudos de um curso a distância. É muto importante que cada estudante encontre maneiras de organizar os seus dias, semanas e meses para se dedicar aos estudos de material online.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, utilizando um gerenciador de tarefas, calendário, uma planilha, um caderno ou até mesmo uma folha de papel. O ideal é que seja do jeito que mais agradável e que ajude a cumprir suas obrigações. Deixe que essas anotações fiquem em um local de fácil acesso para sempre que precisar ser consultado.

 

  1. FOCO E DISCIPLINA

Ter foco e disciplina ajuda a melhorar o rendimento estudando a distância. O ensino a distância não exige tanta presença física do estudante, por isso muitas vezes é fácil ficar perdido, distraído e tentar deixar tudo para depois.

Identifique tudo o que tira a sua atenção no dia a dia para melhorar seu foco nos estudos. Por exemplo, se a internet, celular e as redes sociais tomam muito o seu tempo, estabeleça horários determinados de acesso. Se estudar com muita gente por perto não está dando certo, encontre um local mais adequado para render mais.

Essas pequenas atitudes e ajustes na sua rotina vão fazer uma boa diferença no fim das contas. Com a agenda organizada e mais foco no que realmente importa, com certeza o seu rendimento será muito maior.

 

  1. MONTAR UM CRONOGRAMA

Organizar a sua rotina e ter um cronograma bem realista para os seus dias em que esteja incluído tanto a parte acadêmica, quanto os seus outros afazeres do dia a dia. Tente manter uma rotina como se estivesse em um curso presencial.

 

  1. LOCAL APROPRIADO PARA ESTUDO

Tenha um local apropriado para o estudo. Pode parecer não ser importante, mas esse é um ponto decisivo para a sua concentração, o que naturalmente resulta em um rendimento maior de aprendizado.

Esse local para estudo deve ser um lugar tranquilo, bem iluminado, que favoreça a sua postura corporal e que seja possível focar nos estudos. Além disso, ter um local fixo ajudará a condicionar o seu cérebro a entender quais são os momentos de estudar e absorver o conteúdo.

 

  1. TIRE AS SUAS DÚVIDAS

Não deixe de tirar as dúvidas sobre o conteúdo quando elas surgirem. Essas dúvidas não podem ser o motivo para afetar o seu ensino. É a sua formação como pessoa e profissional que está em jogo.

Busque sempre os canais que a sua instituição de ensino deixa a disposição dos. Acesse os fóruns de discussão, mande e-mails para o professor ou tutor do curso, converse com os seus colegas na plataforma, faça pesquisas na internet e o que mais estiver disponível. O importante é tirar suas dúvidas.

 

  1. USE A TECNOLOGIA

Usar a tecnologia ao seu favor é uma ótima opção para melhorar os seus estudos. Para isso, basta fazer uma pesquisa em ferramentas de pesquisa, como o Google, que diversos conteúdos estarão disponíveis para você

Desde gerenciadores de tarefas até podcasts são capazes de promover benefícios para a sua rotina. Existem muitos aplicativos que podem ser explorados, contanto que você tenha o cuidado de usar esses recursos a seu favor e não perder ainda mais tempo com eles.

 

  1. FAÇA RESUMOS E EXERCÍCIOS PARA MELHOR COMPREENDER O CONTEÚDO

Em alguns casos, apenas estudar não fixa o conteúdo, por isso quando acontecer esses casos é interessante que o estudante faça resumos ou algumas atividades para fixar o conteúdo.

Há outras maneiras de absorver o conteúdo como com vídeos, podcasts, infográficos e podendo até fazer trabalhos de freelancer (dependendo do seu curso) para aprender na prática.

 

  1. TENHA MOMENTOS DE DESCANSO

Preze também pelos momentos de descanso. Esses momentos são essenciais para recarregar as energias e preparar o corpo e a mente para um novo dia. Além de uma boa noite de sono, programe pequenas pausas para ir ao banheiro, tomar um café ou caminhar por alguns minutos, essas pequenas pausas irão ajudar muito na concentração nos estudos.

O cérebro não consegue ficar por muitas horas 100% concentrado. Pequenas pausas irão fazer muito bem ao cérebro para recuperar a concentração e voltar aos focos no estudo.

Boas noites de sono e lazer fazem parte de uma vida saudável e são muito importantes para os estudos. O estresse pode afetar o funcionamento dos neurônios e prejudicar a memorização.

Esteja ciente que o Ensino a Distância é uma ótima oportunidade de estudar com um pouco mais de liberdade, mas isso só será eficiente com muita disciplina do estudante. Esperamos que essas dicas possam ajudar a quem esteja estudando nesta modalidade ou a quem está pensando em ingressar nessa modalidade de estudo.