10 Tecnologias em alta para 2020
abril 7, 2020
O crescimento da tecnologia acarreta também o crescimento de seu uso. As pessoas e empresas precisam estar preparadas as essas constantes mudanças.
Investir na área de tecnologia deve ser algo constante nas empresas, pois se tornou algo essencial e não mais um diferencial que poderia ser apresentado. As inovações de uma empresa se tornou necessário em todas as organizações, sejam de pequeno, médio ou grande porte e área de tecnologia é a ideal para essas inovações.
Hoje empresários e empreendedores devem ficar atentos sobre as tendências tecnológicas pelo bem de seus negócios. Manter sua empresa atualizadas com as tecnologias que estão em alta com o uso das pessoas, sobre as marcas, significa manter sua empresa competitiva no mercado. Por isso ter esse conhecimento ajudará a saber onde investir seu tempo e dinheiro para trazer benefícios para o seu negócio atendendo a necessidade de seu público.
É um desafio cada vez maior para empresários e profissionais de tecnologia, comunicação e marketing, planejar quais ferramentas poderão ter resultado positivo favorecendo sua empresa, graças as constantes mudanças e novas tecnologias que surgem.
Estar preparado é tudo e para isso você deve conhecer suas opções e saber por que são tendências. Mostraremos aqui 10 tecnologias que podem ficar em alta para 2020.
1. Chatbots
Os chatbots estão em crescimento e sendo cada vez mais responsáveis pelo atendimento ao cliente. Essa tecnologia é ótima para resolver questões mais simples de seus consumidores, em que não é necessária a intervenção humana.
Os personagens e avatares virtuais atrai a atenção dos consumidores, permitindo a inserção desses personagens os canais digitais de forma mais imersiva e humana.
2. Cibersegurança
Os consumidores estão cada vez mais preocupados e tendo noção de que suas informações pessoais são valiosas e exigem segurança. As empresas sabem dos riscos crescente e que devem proteger e gerenciar todo dado pessoal que possuir, e os governos têm implementado legislações rigorosas para garantir que as empresas façam essa segurança.
As mudanças devem ser feitas e as empresas devem se adequar isso. A segurança digital se tornou algo essencial para todo e qualquer trabalho digital e de CRM.
3. Hiperautomação (RPA – Robotic Process Automation)
Hiperautomação é a combinação de tecnologias e conhecimentos que as empresas precisam para tornar o processo de trabalho automatizado, totalmente voltado para tornar o modelo do negócio ágil como ele deve ser. O termo refere às ferramentas, métodos e a própria automação, desde o momento do descobrimento do processo, passando pela análise, design, automação, medição de desempenho, monitoramento e, quando preciso, reavaliação.
As empresas que investiram nesse processo comprovam seus benefícios trazendo agilidade a diversas atividades de seus negócios e com esse caminho comprovado, é muito provável que diversas empresas invistam nesse serviço.
4. Inteligência Artificial
A inteligência artificial lida com a simulação de comportamento através da machine learning, que faz com que a IA entenda padrões e tenha aprendizado com esses padrões. Com isso, essa ferramenta consegue responder e auxiliar seus usuários da melhor forma possível.
Automação, agilidade, precisão e previsão são algumas das vantagens dessa tecnologia que poderão ser usadas em qualquer tipo de negócio. Toda empresa poderá criar sua inteligência artificial personalizada, melhorando experiências digitais e físicas, de acordo com seu negócio.
5. Podcasts
Apesar de sua existência há algum tempo, esse tipo de transmissão de conteúdo vem ganhando maior visibilidade a um tempo, mostrando ser uma ótima forma de obter alcance orgânico. Podcast é uma maneira de entregar conteúdo em forma de áudio, semelhante a um rádio. A diferença que o conteúdo fica à disposição do consumidor a hora em que ele quiser reproduzir, diferentemente de um programa ao vivo.
Um podcast pode agregar valor à marca, demonstrando autoridade em algum assunto. Com o aumento na popularidade de conteúdos auditivos junto com processamento de linguagem e reconhecimento de voz, poderemos ver mais produtos e serviços de áudio dinâmico e responsivo entrando no mercado.
6. Reconhecimento de Voz
O s consumidores estão cada vez mais pensando em ferramentas e serviços que os auxiliem e que realmente resolvam, desde grandes a pequenos, problemas de seu dia-a-dia. O reconhecimento de voz é uma das tecnologias que vem sendo cada vez mais usada diariamente pelas pessoas.
Os consumidores acreditam que futuramente irão falar com mais frequência do que digitar e isso afetará diversas empresas e principalmente dos ramos de entretenimento, mídia e tecnologia.
7. Reconhecimento Facial
Somos cercados por câmeras, alto-falantes e diversos dispositivos inteligentes que nos monitoram em tempo real. Esses sistemas de reconhecimento usam diversos pontos de dados diferentes com intuito de identificar, monitorar e prever ações prováveis, tanto online quanto física.
Com esse reconhecimento as empresas aprendem mais sobre seus consumidores e trazerem um atendimento personalizado a todos.
8. Redes Sociais e E-Commerce
Diversas empresas administram suas estratégias de redes sociais e e-commerce de forma independente quando já deveriam fazer uma fusão de ambas.
Provavelmente, nesse ano de 2020, diversas redes sociais irão adicionar funções de e-commerce em suas funcionalidades, como exemplo disso o próprio Instagram anunciou que irá acrescentar o Instagram Checkout que oferecerá a comodidade da conclusão de compras sem necessidade de sair do aplicativo para outro site ou aplicativos diferentes, para concluir sua aquisição.
9. Tecnologias Imersivas
Algumas das tecnologias imersivas são a Realidade Virtual, vídeo em 360°, Realidade Aumentada e Hologramas. O que era ficção vem se tornando realidade, mas apesar de ainda não serem tecnologias indispensáveis, elas vêm tendo uma grande evolução e atenção dos mais curiosos.
Essas tecnologias estão ligadas na aprendizagem experiencial e envolvem diversos centros de aprendizagem e desempenho do cérebro.
10. Vídeos
Não é uma tecnologia nova, porém seu uso está cada vez maior na sociedade. A melhora da qualidade de conexão, alta quantidade de conteúdo e diversos formatos de vídeos pela internet trouxe um enorme crescimento no uso dessa tecnologia. Um estudo feito pela Provokers mostrou que o tempo que brasileiros passam assistindo vídeos online aumentou em 135% de 2014 para 2018.
Muitas empresas atentas ao crescimento desse formato, começaram a dedicar mais investimentos nessa área tentando atrair clientes e motivar colaboradores. A tecnologia de vídeo contínua simulando e melhorando a comunicação, ainda mais com as novas tecnologias imersivas como a Realidade Virtual e vídeos em 360°.
Agora você tem noção de 10 tecnologias que deverão estar em alta em 2020, e nos próximos anos. Decida quais são as mais necessárias para sua empresa e faça seu planejamento de utilização para os benefícios de sua empresa.