O estágio é uma etapa fundamental para a formação acadêmica e para a vida profissional de um estudante. É nesta fase que ele irá aprender muito, errar bastante e testar seus talentos e habilidades. É no estágio que também surgem excelentes oportunidades dentro do mercado de trabalho.

No estágio o estudante tem a oportunidade de aprender como funciona a sua profissão na prática, construir uma rede de networking e ter a possibilidade de conseguir uma vaga efetiva na empresa. Além disso, as horas de trabalho podem ser utilizadas como atividades complementares à carga horária da faculdade, ou seja, mandar bem no estágio só poderá trazer benefícios.

Após conseguir a vaga de estágio, ser efetivado ao final do estágio é o desejo da maioria dos jovens estudantes, principalmente se há uma identificação com a empresa e com as atividades exercidas. Entretanto, alcançar esse objetivo não é tão simples, já que ele depende de alguns fatores, como o bom desempenho nas tarefas corporativas e a existência de uma posição aberta para um cargo efetivo.

De qualquer modo, algumas atitudes contribuem para que o estudante se destaque na organização e aumente as chances de ser contratado.

  • 12 Dicas para se destacar durante o período de estágio:

 

  1. Seja Pontual

Conciliar estudo e trabalho é realmente uma tarefa que desgasta os estudantes, mesmo assim, evite atrasos no horário de trabalho. A pontualidade ainda é um fator supervalorizado pelas organizações. Além disso, chegar no horário correto evita acúmulos de trabalhos e a possibilidade de perda de prazos de suas tarefas.

 

  1. Vista-se Adequadamente

Alguns estagiários erram feio na escolha da roupa para o ambiente de trabalho, o que pode prejudicá-los tanto na entrevista para seleção de estágio quanto no caso de uma efetivação.

Embora os trajes casuais sejam bastante comuns em muitas organizações, é preciso ter bom senso no momento de se vestir. Observe a vestimenta dos outros trabalhadores para entender qual o perfil da empresa. Escolher uma roupa apropriada e ter cuidado com o aspecto das unhas e do cabelo melhoram sua credibilidade e demonstram autoconfiança.

 

  1. Estude a Empresa do seu Estágio

Um erro muito comum em novos estagiários é não estudar o perfil da empresa antes do primeiro dia de estágio. Conhecendo melhor seu novo local de trabalho, você poderá saber como se portar, o que vestir, como e quando deve demonstrar suas opiniões e como eles gostam que o trabalho seja executado. Essa atitude simples evita muitos erros que podem causar uma má primeira impressão.

 

  1. Converse Com Todos

Em uma empresa você irá encontrar todo o tipo de gente. Gestores, líderes, atendimento, departamento pessoal, recursos humanos, serviços gerais, seguranças, clientes e empreendedores. Converse com todos eles.

Aproveite todo esse networking e seja aquele estagiário que será lembrado por todos. Procure manter um bom relacionamento com todos os colaboradores independente da função ou área. Um bom networking vai te ajudar muito no futuro, com possíveis indicações de vagas e projetos.

 

  1. Prometa Apenas o que Irá Cumprir

A maioria dos estagiários está cheio de energia e querendo provar para si e para todos que pode dar conta do recado. Tenha calma, no início da carreira, é normal que você leve mais tempo para terminar uma determinada tarefa do que os profissionais experientes.

Prometa somente aquilo que, efetivamente, consegue entregar. Ninguém gosta de um profissional que promete que vai entregar algo, mas na hora que precisa não dá conta de sustentar o discurso. Estagiário deve ter foco em entregar suas tarefas com qualidade e não em tarefas em quantidade.

 

  1. Tenha Iniciativa

Em uma organização, muito tempo ocioso significa que você não está sendo útil para a empresa. Seja proativo, se sua agenda está tranquila, procure algo em que você possa ajudar. Lembrar sempre que você não deve fazer aquilo que não for de sua competência ou que você não tenha capacidade para terminar. Esteja a tento sempre a dica anterior.

 

  1. Sempre Tire suas Dúvidas

Estágio é para o estudante absorver o máximo de conhecimento possível na prática, com isso, não tenha medo de perguntar o que você não sabe. Seus colegas de trabalho estão cientes disso e muito possivelmente já esperam que você os questione sobre as tarefas que deverão ser realizadas.

É melhor questionar e fazer a coisa certa, do que agir de acordo com o que você acha que é certo fazer e criar um problema para si e para a empresa.

 

  1. Busque Aperfeiçoamento

A faculdade é um excelente lugar para aprender, mas ela não fornece todos os conhecimentos das profissões. Defina qual será a especialidade que quer seguir, procure outros cursos na área, converse com os profissionais atuantes e se atualize sempre. Mostrar esse tipo de interesse dentro de uma organização é um diferencial e tanto!

 

  1. Feedback, Peça e Escute

Um estagiário está aprendendo, então é normal que alguns erros aconteçam durante o seu estágio. O problema não está em errar, mas sim em não saber como receber críticas e absorvê-las para melhorara seu desenvolvimento. Por isso, peça sempre feedbacks para entender onde você precisa melhorar profissionalmente e quando ouvir a resposta, tenha a mente aberta para absorver as informações e tirar o melhor proveito possível.

 

  1. Trate o Estágio Como um Trabalho Real

Muitas piadas são feitas em cima do estagiário, como: “Tinha que ser o estagiário” e “se deu errado, a culpa é do estagiário”. Não pense que isso significa que o estagiário só traz problemas para a empresa e seja algo facilmente descartável. Se você não tivesse nenhuma contribuição para a empresa, você não seria contratado.

O trabalho do estagiário é essencial para a empresa de alguma forma. Por isso, nunca pense que você é apenas um estagiário, ou você acabará agindo como um. Saiba da sua importância e tome atitudes de acordo.

 

  1. Tenha Opiniões com Fundamentos

Qualquer um pode falar só por falar. O ideal para um estagiário é dar sugestões válidas e coerentes que tenham alguma base de fundamento. Pondere suas ideias e dê sugestões que vão agregar algo para a equipe.

Reclamar só por reclamar qualquer um pode fazer também. Tenha fundamentos, justifique suas colocações e saiba até onde você pode ir. Desta forma você contribuirá muito mais para a empresa e irá se destacar dentre os demais.

 

  1. Foco no Aprendizado

Se o estagiário estiver buscando a contratação, ele poderá direcionar de forma errada sua energia. Provavelmente começará a bajular alguém, tentará agradar demais e podendo se queimar por isso.

Focando no aprendizado, o estagiário irá efetivamente observar os profissionais ao redor e absorver o máximo de conhecimento para aprimorar suas habilidades, assim a contratação será uma consequência. Caso não venha a ser efetivado, o estagiário não ficará tão decepcionado, pois o conhecimento é algo que poderá ser utilizado em outros lugares.

Conseguir ser efetivado no estágio é, sem dúvida, algo bastante positivo para a vida profissional e financeira de um estudante, contudo, esse não deve ser seu único objetivo. É importante aproveitar a oportunidade para obter novas experiências e desenvolver-se profissionalmente, pois, dessa forma, estará bem mais preparado para exercer o cargo em outras empresas em caso de uma não efetivação.