Na área de tecnologia existem diversos cursos, com diversas especializações. Mostraremos aqui alguns cursos dessa área para você empresa decidir o profissional que melhor se encaixa em sua empresa e para você que ainda está decidindo qual curso irá fazer.

As tecnologias já estão inseridas em nosso dia-a-dia, a maioria de nós já não vive sem elas, seja na vida pessoal ou profissional. No meio empresarial há smartphones próprios e até negócios que não funcionam sem computadores ou algum tipo de software. Com a tecnologia presente em todos os lugares, muitas empresas buscam profissionais qualificados nessa área.

O setor de tecnologia e o mercado de trabalho nessa área está em alta com as buscas por profissionais. Diversas pesquisas atestam que este cenário continuará assim durante um bom tempo. São cada vez maiores as necessidades de tecnologias para as empresas.

Dependendo da área de atuação da empresa e do tipo de vaga disponível, ela terá que escolher bem o profissional olhando e conhecendo sobre o curso que ele concluiu ou está concluindo.

Mostraremos aqui oito dos principais cursos da área de tecnologia:

 

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  •         Tipo de Formação: Tecnólogo e Pós-Graduação

  •         Duração: de 2 a 3 anos

Hoje em dia diversas empresas, de vários ramos diferentes, dependem de sistemas informatizados para poder executar suas atividades, sejam de venda, controle de estoque, fabricação de produtos ou gestão financeira.

Também está cada vez mais difícil imaginar nossas vidas sem algum tipo de sistema ou programas de computador, aplicativos para smartphones e tablets.

O curso de análise e desenvolvimento de Sistemas forma profissionais para serem capazes de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades. Os estudantes desse curso obtêm uma base teórica e uma experiência prática na programação de projetos de computação.

No final do curso, esses profissionais estarão qualificados para a criação de sistemas informatizados, com conhecimento de programação dos mais diversos tipos e linguagens operacionais.

Para os que pretendem entrar nessa área seria recomendado gostar de cálculos e ter raciocínio rápido e lógico. É importante que os profissionais dessa área se mantenham atualizados sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais.

2. Ciência da Computação

  •         Tipo de Formação: Bacharelado

  •         Duração: em média 4 anos

Um cientista da computação pode agir como desenvolvedor, programador, analista de TI, desenvolvedor de softwares, gerente de TI ou pesquisador em empresas públicas ou privadas. É ele quem desenvolve programas, ferramentas, redes e sistemas que permitem o funcionamento do universo computacional, tão indispensável para empresas e para nossa vida diariamente.

O curso de ciência da computação forma profissionais capazes de desenvolver programas e sistemas de informática, desde o planejamento do projeto até a implantação e gerenciamento do software.

No final do curso, esses profissionais estarão qualificados para criar desde ferramentas mais simples com computadores pessoais até sistemas complexos como os de processamento de informações e redes corporativas.

Para os que pretendem entrar nessa área seria recomendado que o aluno tenha uma boa base matemática e raciocínio lógico desenvolvido.

3. Engenharia da Computação

  •         Tipo de Formação: Bacharelado

  •         Duração: em média 5 anos

O engenheiro em computação poderá atuar em empresas que necessitem de instalações, operações e manutenções de rede de computadores, transmissão de dados e sistemas de automação comercial e industrial. Esses profissionais também terão a opção de se manter no meio acadêmico, para dar aulas em universidades e desenvolver pesquisas.

O curso de engenharia de computação forma profissionais capazes de desenvolver e planejar softwares e hardwares.

No final do curso, esses profissionais poderão projetar, programar e gerenciar sistemas de softwares, além de criar e projetar hardwares.

4. Engenharia de Controle e Automação

  •         Tipo de Formação: Bacharelado e Pós-Graduação

  •         Duração: em média 5 anos

O engenheiro de controle e automação pode atuar na indústria desenvolvendo, operando e dando manutenção a equipamentos e softwares para os processos industriais. Com conhecimento da área de engenharia elétrica, mecânica e de computação, o graduado deste curso terá espaço para modernizar equipamentos e aumentar a competitividade das empresas que trabalha.

O curso de engenharia de controle e automação forma profissionais capazes para atuar com os equipamentos utilizados na indústria operando, gerenciando, projetando e dando a manutenção necessária.

No final do curso, esses profissionais poderão ser responsáveis pela automação dos processos produtivos de uma empresa e pode tanto criar seu próprio sistema de automação quanto dar manutenção, suporte ou atualização para os sistemas já utilizados.

5. Engenharia de Software

  •         Tipo de Formação: Bacharelado e Pós-Graduação

  •         Duração: em média 4 anos

O constante uso de smartphones e tablets pela população mundial é um dos principais motivos para a alta demanda desses profissionais.

O engenheiro de software pode atuar desenvolvendo software para empresas, projetos financeiros pessoais ou para demanda de clientes.

O curso de engenharia de software forma profissionais capazes de desenvolver programas e aplicativos.

No final do curso, esses profissionais poderão projetar, desenvolver, testar e fazer manutenção de softwares, sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais.

6. Sistemas de Informação

  •         Tipo de Formação: Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo e Pós-Graduação

  •         Duração: em média 5 anos

O profissional de sistema de informação pode atuar em qualquer tipo de empresa que tenha a necessidade de usar algum tipo de banco de dados e redes.

O curso de sistemas de informação forma profissionais capazes de fazer a administração de informações geradas e distribuídas por redes de computadores relativos internamente ou externamente de uma empresa.

No final do curso, esses profissionais poderão projetar, organizar e desenvolver sistemas de processo, armazenamento e recuperação de dados e criar, atualizar e instalar softwares de consulta de dados e administração de redes de computadores.

7. Sistemas para Internet

  •         Tipo de Formação: Bacharelado e Tecnólogo

  •         Duração: em média 4 anos

O técnico em sistemas para internet pode atuar na área de tecnologia de qualquer empresa sendo encarregado de todo tipo de serviço online.

O curso de sistemas para internet forma profissionais capazes projetar, desenvolver e instalar bancos de dados, páginas para internet e programas de computador.

No final do curso, esses profissionais poderão realizar instalação e configuração de redes de internet, servidores e páginas e-commerce, criação de banco de dados, páginas na internet e intranet, e desenvolver aplicativos móveis.

8. Tecnologia da Informação

  •         Tipo de Formação: Tecnólogo e Técnico

  •         Duração: em média 2 anos

O profissional de TI atua principalmente na infraestrutura, desenvolvimento e gestão de processos e projetos envolvendo tecnologia, incluindo análise de riscos, recursos, custos e qualidade.

O curso de tecnologia da informação forma profissionais capazes de desempenhar funções na gestão de empresas utilizando como principal ferramenta a tecnologia. O curso apresenta maior foco nos aspectos administrativos e menor em linguagens de programação.

No final do curso, esses profissionais poderão gerir, controlar e administrar os processos tecnológicos de uma empresa.

 

             Conhecendo um pouco mais sobre os cursos, sua empresa pode decidir melhor os possíveis talentos que serão recrutados e você que quer começar algum curso na área de tecnologia pode escolher melhor a graduação em que seguirá.