A administração está incluída em tudo que está em nossa volta. Estão enganadas as pessoas que pensam que a administração somente está presente dento de empresas, organizações e escritórios. Se pararmos para pensar e analisar, conseguimos identificar a administração em todos os locais seja em empresas, na rua e até mesmo em casa.

 

  • O que é Administração?

A Administração é a ciência de alocar os recursos da melhor maneira possível, maximizando da melhor forma possível o que está disponível, evitando o desperdício e obtendo os melhores resultados para a organização, visando atingir algum propósito, ou seja, alcançar da melhor forma possível, os recursos possuídos, um objetivo pré-definido.

Para isso é necessário o uso das 4 funções principais da administração:

  1. Planejamento

O planejamento é a etapa em que são estabelecidas as metas e objetivos, e o que será necessário para que tudo ocorra para alcançar tais metas e objetivos.

Mesmo que um projeto seja feito, pode ocorrer eventuais problemas que tirem da rota e por isso antecipar as possibilidades boas e ruins, é crucial para evitar perda de tempo nos processos e otimização nos resultados dentro do objetivo planejado.

É sempre importante trabalhar com base em estudos e não somente com intuição para ter um melhor planejamento.

 

  1. Organização

A organização ajuda a colocar em prática o que foi planejado. Essa função tem uma visão sistêmica sobre a melhor forma de executar cada processo. Antes de colocar o planejamento em prática, é preciso estruturar o trabalho que será realizado.

Ser eficiente e fazer o trabalho no menor tempo e com o menor desperdício possível, sem prejudicar a qualidade de entrega.

 

  1. Direção

A orientação, ao objetivo, deve ser feita através de um líder, ou seja, através de uma influência positiva e percepção sobre o melhor direcionamento das pessoas e processos dentro de um sistema que precisa ser constante.

Não sendo somente uma ferramenta que atua como distribuidora de tarefas, mas, de influenciar e motivar os envolvidos de maneira positiva.

 

  1. Controle

O controle é a avaliação sobre o plano que foi realizado para que, em certas ocorrências, tenha alterações para um melhor processo e ampliação dos resultados.

Depois de planejar, organizar e dirigir as tarefas aos seus empregados, ter o controle é uma espécie de garantia de que, na prática, o trabalho será bem executado e dará os resultados previstos.

 

  • A administração no dia a dia

Os conceitos da administração são muito importantes para a nossa vida tanto pessoal quanto profissional e são muitos fatores que temos que enfrentar na nossa rotina diária, e uma mente sem noção de Administração pode não ter capacidade de fazer qualquer coisa.

Pense na sua casa, para que ela esteja sempre em ordem é necessário utilizar as quatro principais funções da administração (planejamento, organização, direção e controle, já citadas acima). Um lar harmônico é aquele que tem alguém no comando. Um lar na verdade é muito parecido com uma empresa, pois tem alguém que determina as normas, que resolve os problemas, que toma as decisões. Além disso, as pessoas que convivem, no lar, precisam trabalhar como equipe para manter a harmonia do lar e isso só acontece graças à capacidade das pessoas em gerir seus lares.

Os móveis da casa, os objetos, os serviços como água, eletricidade, internet, telefone e os demais, são escolhidos e contratados mediante a um estudo financeiro, de qualidade e benefícios, verificando se há condições de adquirir o produto ou manter o serviço. Além disso, avalia-se as necessidades mais urgentes para o lar e o seu custo-benefício.  Por mais que essa gestão não ocorra de maneira profissional, ela é fundamental para o desenvolvimento da família e superação de dificuldades.

Todos os serviços contratados e produtos adquiridos, por sua vez, são frutos do trabalho de outros administradores, estes, com formação profissional, atuam dentro de empresas, aplicando técnicas administrativas para tornar tudo possível. Ou seja, tudo que existe no mundo de hoje é resultado da administração.

Resumindo, a Administração encontra-se em todas as áreas, quaisquer que sejam elas, desde a atividade doméstica, familiar, num consultório médico, escritório de advocacia, banca de jornal e onde mais você for. Enfim, a Administração está no cotidiano.

 

  • Qual a importância da administração?

Imagine que você vai para a rua e de repente não existem semáforos, calçadas, prédios e tudo está um completo deserto. Se a administração não existisse, o mundo seria exatamente assim. Pois para que tudo exista, é necessário ter alguém com uma ideia e com o planejamento certo para executá-lo.

Por trás de toda organização, por trás de cada regra existe alguém planejando, organizando, dirigindo e controlando cada atitude e cada passo a ser dado. Utilizando como exemplo o trânsito, para que tudo ocorra bem, há muito esforço de várias organizações, como as que fiscalizam e aplicam multas, as que planejam o trânsito, as ruas e avenidas.

Seria difícil também o mundo sem empresas, pois as empresas e organizações surgiram para atender as necessidades das pessoas, como por exemplo os hospitais, escolas, fábricas, restaurantes e os demais tipos de organizações. O que seria dos humanos sem hospitais? Para que os hospitais, escolas, restaurantes e fábricas existissem houve um estudo detalhado e profundo, sobre as necessidades das pessoas, do que elas precisavam, de quais serviços seriam oferecidos e como executar esses serviços. Assim, antes de atender qualquer necessidade, seja por meio de um produto ou serviço, é necessário criar um plano de negócios, que identifique os pontos e concretize a ideia planejada.

Empresários, comerciantes e até donas de casas utilizam os conceitos da administração de diversas formas diferentes em seus diferentes papéis e funções. A organização já começa em casa, onde temos que controlar nossas contas, saber o que comprar para nossa alimentação e verificar quando podemos viajar ou comprar algo vantajoso para nosso lar, e também é praticada na vida profissional, sendo você um gestor ou não.

Saber administrar é um fator importante atualmente, seja na forma de dividir os horários para os estudos e trabalhos, ou julgar qual a melhor forma de economizar seu salário, ou no momento de planejar um investimento.

A administração estar presente em nossa vida mais do que imaginamos, no entanto devemos agir de maneira organizadas para assim atingir nossos resultados, de forma cada vez mais satisfatórios.