Muitas pessoas colocam como uma das metas de vida o sucesso profissional, que não é difícil de entender o porquê, já que essa meta pode trazer grandes benefícios a vida pessoal e profissional dessa pessoa. Porém, devemos lembrar que essa meta não é alcançada do dia para noite. Tudo começa ao entrar no mercado de trabalho e se destacando nele.

Para entrar ou se destacar no mercado de trabalho é importante estar preparado e assim alcançar o sucesso profissional. Esse sucesso pode ser alcançado a partir de informação e desenvolvimento profissional.

Há também a necessidade de atenção sobre que as características exigidas pelas empresas mudaram. Antigamente bastava um bom currículo para se conquistar uma vaga de emprego, hoje algumas habilidades são mais importantes do que as informações que estão no currículo.

Vamos entender mais sobre o mercado de trabalho e como se preparar para ele.

 

  • O que é mercado de trabalho?

O mercado de trabalho é o relacionamento entre as empresas que oferecem vagas de emprego e pessoas que buscam por essas oportunidades, mesmo para cargos abertos em companhias públicas quanto privadas, de todos os portes e áreas de atuação. Ou seja, o mercado de trabalho implica na interação que existe entre a mão de obra e empregadores.

Deve ser lembrado também que o mercado de trabalho é dividido em duas classificações:

Trabalho formal – se caracteriza pelo registro na carteira de trabalho, por legalidades trabalhistas e pela contribuição à previdência social.

Trabalho Informal – não tem registro, e o profissional não paga a contribuição previdenciária. Essa modalidade tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Isso tem causado prejuízos à previdência pública, porque não há entrada de dinheiro suficiente para o pagamento das aposentadorias.

 

  • Setores do mercado de trabalho.

Podemos dizer que o mercado de trabalho é dividido em três setores: primário, secundário e terciário. Conheça um pouco sobre cada um deles a seguir.

 

Setor primário

É o setor em que estão as relações de trabalho que lidam diretamente com a matéria-prima. Como exemplo, estão a pecuária, a agricultura e a extração mineral e vegetal.

 

Setor secundário

É referente às relações de trabalho que lidam com a transformação da matéria-prima, construindo instrumentos utilizáveis, como a construção civil e as indústrias.

 

Setor terciário

Por fim, é no setor terciário que estão as relações de trabalho interpessoais, ou seja, onde existe correspondência entre as pessoas. Nesse sentido, podemos citar a prestação de serviços, como segmento de vendas, hospitais, escolas, bancos etc.

Mesmo com a divisão de trabalhos nos três setores, há uma inter-relação entre elas, ou seja, a matéria prima que é extraída no setor primário é modificada e se transforma em um objeto no setor secundário e posteriormente é comercializada no setor terciário.

 

  • Quais os desafios do mercado de trabalho?

As empresas querem cada vez mais profissionais que estão além de seus currículos, procuram aqueles que aprendam rápido e possam fazer a diferença já no momento da contratação. O acesso à informação está mais fácil, Google está sempre à disposição, que é ótimo para quem quer estudar, se atualizar e se destacar, mas aumenta também a concorrência no mercado de trabalho.

O atual cenário do mercado de trabalho exige que para se destacar, o profissional deva ser proativo, ter pensamento inovador, criativo e encontrar soluções de forma eficiente, ou seja, ter hard skills (habilidades técnicas) e ainda mais soft skills (habilidades comportamentais).

  • Qual a importância de se prepara para o mercado de trabalho?

Para qualquer coisa que fazemos estar preparado nos dará maior possibilidade de sucesso e isso não é diferente nesse caso. Mesmo que o futuro possa trazer situações que não poderíamos prever, estar preparado, nos dará mais chance de contornar situações.

  • Como se preparar para o mercado de trabalho?

Quanto mais cedo você começar a se preparar para o mercado de trabalho, melhor. Acho que não precisamos citar que uma boa formação acadêmica é essencial, segue abaixo então algumas dicas:

 

– Fique atento a avanços tecnológicos

Inovações tecnológicas estão sempre surgindo. A tecnologia é algo que sempre vai evoluir e fazem com que os trabalhos estejam cada vez mais automatizados, por isso é importante entender e saber como usá-las ao seu favor.

 

– Mantenha-se atualizado

Todo profissional deve estar em constante atualização, independentemente de sua área de atuação ou que espera atuar. Em todas as áreas profissionais, surgem novos problemas e junto a isso novas formas de resolver esses problemas que geram mudanças na forma de trabalho.

Podemos dar como exemplo a área de marketing que cada vez mais precisa estar por dentro do mercado digital e aprender o uso de novas ferramentas, ou na área de direito que exige o conhecimento de novas leis.

 

– Saia da zona de conforto

Não podemos estar sempre na zona de conforto. Sabemos que é difícil lidar com coisas novas e em certos momentos podem parecer estranhas e talvez desnecessárias, mas um profissional deve saber quando investir em qualificações e acompanhar as mudanças no mercado.

– Aprenda um idioma

Pode parecer que aprender idioma seja apenas para melhorar seu currículo, mas isso pode ir muito mais além. Saber ler, escreve, compreender e falar uma nova língua traz uma melhor qualificação profissional, você poderá se comunicar com diferentes pessoas, é uma grande vantagem para uma vaga em uma multinacional e amplia suas referências de estudo.

– Faça networking

Ter uma rede de contatos pode trazer diversas oportunidades profissionais, mas não basta apenas ter esses contatos, você deve se tornar referência de uma pessoa de confiança, responsável, criativa e de conhecimento no seu setor.

– Procure bons orientadores

Contar com boa orientação, pode ajudar muito no desenvolvimento profissional e evolução da carreira profissional. Procure orientadores que realmente estejam dispostos para te ajudar. Esses orientadores podem ser um professor na faculdade, um orientador vocacional, seu coordenador no estágio e etc.

Você que está querendo entrar no mercado de trabalho ou já está presente e busca evolução na carreira profissional deve buscar autoconhecimento, se organizar e investir em você mesmo. Investindo em si e colocando em prática suas competências trarão reconhecimento para suas qualidades e assim você será respeitado como um grande profissional.