A tecnologia evolui e influência em tudo a nossa volta. A comunicação online é algo comum em nosso dia a dia pessoal e profissional, junto com isso há o aumento de reuniões online por meio de videoconferências em organizações. Além disso as organizações começam a transformar seus processos seletivos com o auxílio da tecnologia fazendo processos seletivos online.

Esse método é usado principalmente por empresas de tecnologia, logística e startups que buscam, principalmente, profissionais para inovar. Certamente cada vez mais e mais empresas de diversos ramos irão usufruir dessa forma de recrutamento.

Para aplicar esse processo do modo correto, a empresa deve colocar a disposição do seu setor de RH as ferramentas necessárias para a realização de todo o processo e ainda fazer com que os membros do setor aprendam a usar essas ferramentas. Isso fará com que o processo seja executado com menos problemas possíveis.

Para aqueles que buscam vagas de emprego ou estágio não sejam pegos de surpresa é importante saber o que é e como é feito o processo seletivo online.

 

  • O que é um processo seletivo online?

Hoje em dia em um processo seletivo é normal os primeiros passos serem online para depois seguir por um meio presencial. A empresa divulga a vaga na internet, após isso os candidatos enviam o currículo por email. Esses currículos chegam para as empresas que fazem a triagem e então tentam entrar em contato por telefone ou email marcando uma entrevista presencial que dependendo do caso pode ser seguida de testes, provas ou dinâmicas de grupo.

No processo seletivo online, todos os passos são feitos completamente online, desde o envio do currículo até as entrevistas, testes, provas e dinâmicas pertinentes ao recrutamento que esteja sendo feito.

 

  • Etapas do processo seletivo online.

Muitas empresas já adotavam o modelo de seleção online para otimizar o processo seletivo, ganhar tempo e reduzir custos até mesmo de deslocamento dos candidatos.

 

  1. Anúncio

É a divulgação online pública da vaga em aberto na empresa. Na divulgação, indicando a necessidade da contratação de um profissional, também é colocado a informações sobre a vaga e os requisitos que o profissional interessado deve ter para ser um candidato à vaga em questão.

 

  1. Fonte/Banco

Essa etapa é a de recolhimento de currículos dos candidatos à vaga disponível. Esses currículos são disponibilizados via email ou até mesmo, em alguns casos, a partir do banco de dados próprio da empresa ou de algum banco de dados online onde há diversos currículos.

  1. Triagem

Durante a triagem é feita a análise com o objetivo de escolher os currículos com os melhores perfis para a vaga disponível. É analisado histórico escolar, experiências anteriores (caso tenha), identificando habilidades e conhecimento. Essa análise pode variar de processo para processo. Cada processo seletivo escolhe quantos perfis serão contatados para a próxima etapa e na maioria das vezes são no mínimo 3 perfis.

  1. Entrevista online

A entrevista online é realizada por meio de alguma ferramenta de chamada por vídeo (google meet, zoom, skype…) com os candidatos que passaram pelo processo de triagem, visando obter mais informações do candidato além das entregues pelo currículo, conhecer suas qualidades e aspirações. Em alguns casos são feitas 2 entrevistas, uma após a triagem e a outra como etapa final do processo seletivo. Essas entrevistas podem ser realizadas pela própria empresa que está disponibilizando a vaga ou por uma empresa contratada especialista em recrutamento e seleção.

  1. Técnicas de processo seletivo

São técnicas aplicadas pelo selecionador para avaliar as habilidades buscadas no candidato. Normalmente em um processo seletivo são usadas dinâmicas de grupo, provas situacionais ou avaliações psicológicas, mas durante o processo seletivo online, dinâmicas de grupo são muito menos prováveis. Às vezes é utilizada apenas uma técnica e em outros casos são usadas várias; Com isso, esteja sempre preparado para o que vier. As provas e testes podem ser feitos durante a videoconferência ou por meio de ferramentas de formulários online como no Google Forms por exemplo.

  • Dinâmica de grupo – São diversas atividades aplicadas com o objetivo de analisar o desempenho do candidato em equipe e detectar comportamentos e competências compatíveis ao cargo pretendido pelo candidato. Durante as atividades, o selecionador observa o desempenho de cada integrante. Essa técnica é difícil de acontecer em processo seletivo online.

  • Provas situacionais – Na maioria das vezes são simulações de problemas rotineiros ocorridos na empresa em que o candidato deverá atuar como se já estivesse contratado. Quanto mais alto o cargo, menor a possibilidade de o selecionador aplicar testes como esses. Eles são bastante utilizados para a contratação de trainees e estagiários.

  • Avaliação psicológica – São diversos testes aplicados durante o processo seletivo para analisar aspectos da intelectualidade, personalidade e a coordenação motora do candidato. Nem todas as empresas aplicam testes deste tipo. Eles não são eliminatórios, podem parecer estranhos, mas sempre seja sincero nas respostas. Nunca menospreze ou se recuse a fazê-los. Eles são apenas formas de confirmar o resultado das entrevistas e visam auxiliar os selecionadores a escolher o melhor perfil. Lembre-se, não há respostas certas ou dicas para preenchê-los. Use apenas a sinceridade.

 

  1. Devolutiva ou Feedback

É uma resposta dada ao candidato sobre o seu desempenho e a sua situação no processo. Por meio do feedback, o candidato pode saber os motivos pelos quais ele foi ou não escolhido pela empresa. Infelizmente é muito pouco utilizada.

 

  1. Carta de agradecimento

É uma correspondência que algumas empresas mandam para agradecer a sua participação no processo seletivo. Menos ainda utilizado que a devolutiva ou feedback.

 

 

  • Dicas para candidatos em processo seletivo online.

A preparação para um processo seletivo ou entrevista de emprego, necessita de alguns cuidados, para um processo seletivo online não é diferente.

  1. Ambiente apropriado

Escolha um local onde você não seja interrompido, com menos barulho e organizado para quando for realizar a chamada por vídeo durante o processo seletivo online.

 

  1. Aparência

Apesar do processo ser online, é importante estar com aparência e roupa como se fosse para um processo seletivo presencial.

  1. Atento a internet e a ferramenta

Teste a internet para que não tenha surpresa na hora da chamada de vídeo e faça o mesmo com a ferramenta que será usada, veja se seu cadastro está feito e com um contato profissional.

 

  1. Concentração

Esteja concentrado no processo seletivo, desative notificações do computador e celular, deixe o celular no silencioso e solicite aos seus familiares o menor barulho possível.

  1. Esteja preparado

Assim como em um processo seletivo presencial, esteja preparado, estude a empresa e sobre a vaga para estar mais seguro.

Um processo seletivo, independentemente de ser presencial ou online, tem de ser levado com seriedade, pois é algo que pode fazer muita diferença em sua vida profissional independente da resposta positiva ou negativa. Com a resposta positiva, você conquista a vaga e com a resposta negativa, você ganha experiência.