Durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas pessoas estão de quarentena em suas residências para que seja evitada o aumento da contaminação e a proliferação desse vírus.

Durante essa pandemia diversas instituições estão liberando cursos online de forma gratuita. São cursos de diversos temas e áreas que podem auxiliar todos nesse momento. Esses cursos online podem melhorar seu currículo, aumentar seus conhecimentos, aprender novas habilidades e ajudar a passar o tempo em meio a esse isolamento social.

Confira a lista de alguns sites e instituições que estão fornecendo esses cursos gratuitos:

 

  • Anhembi Morumbi 

A Universidade Anhembi Morumbi disponibilizou 16 opções de cursos gratuitos livres, de 1h a 3h, no site da instituição. Ao fim das aulas, o estudante ainda terá direito ao certificado de conclusão.

Clique aqui para ter acesso ao cursos da Anhembi Morumbi.

 

  • Colégio Praxis

Durante o período de quarentena, o Colégio Praxis está oferecendo 12 cursos gratuitos para aqueles que pretendem desejam o currículo! Alguns dos temas abordados são redes sociais, auxiliar administrativo, informática, inteligência emocional, entre outros.

Clique aqui para ter acesso aos cursos do Colégio Praxis. 

 

  • ConQuist

A ConQuist Consultoria liberou oito cursos gratuitos para aqueles que estão em quarentena. As aulas duram, em média, oito a doze horas e abordam temas que auxiliam a melhorar a capacitação profissional.

Clique aqui para ter acesso aos cursos da Conquist.

 

  • EnglishBay

A EnglishBay disponibilizou o curso completo de inglês “Aprenda Falando”, que ficará disponível no canal do YouTube da escola por 40 dias ou enquanto o período de quarentena durar no estado de São Paulo.

São sete módulos, com 10 aulas cada, com lições em PDFs e exercícios, que estão na descrição de cada vídeo. “Nosso intuito é fazer com que as pessoas se ocupem de maneira produtiva durante o período em que precisarem ficar em casa”, explica Eduardo Tebexerini, fundador da escola.

Clique aqui e acesse o curso Aprenda Falando.

 

  • Estácio

A Estácio liberou uma plataforma com cursos gratuitos durante o período de isolamento social. As aulas fazem parte do portfólio da instituição e são divididos em áreas de interesse: administração, gestão e engenharia; programação; gastronomia e educação.

Clique aqui para ter acesso aos cursos gratuitos da Estácio.

 

  • Faber-Castell 

Conhecida por seus lápis de cor e canetas, a Faber-Castell possui uma plataforma de cursos, que, durante a pandemia, estará disponível gratuitamente.

No total, são 17 cursos, com opções voltadas para o público infantil e adulto como, por exemplo, desenho com emoções e lettering básico.

Clique aqui e acesse os cursos da Faber-Castell.

  • Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está liberando diversos cursos gratuitos em sua plataforma de ensino. Ao final do curso, o aluno aprovado ainda consegue emitir um certificado da instituição.

A duração dos cursos pode variar entre 4h a 30h e as ofertas são nas áreas de direito, liderança e pessoas, educação, finanças, marketing e vendas.

Clique aqui e acesse os cursos da FGV.

 

  • Instituto TIM

O TIM Tec, iniciativa do Instituto Tim, oferece 30 curso gratuitos a distância sobre os seguintes temas: empreendedorismo, estruturação web, programação, produção de texto, programação em linguagem java, programação de games, entre outros.

Clique aqui para ter acesso aos cursos do TIM Tec.

 

  • Instituto de Longevidade Mongeral Aego

O Instituto de Longevidade Mongeral Aego liberou 294 cursos em sua plataforma online para pessoas com mais de 50 anos. Alguns dos tópicos abordados nos cursos são: ‘Aposentadoria e seu aspecto financeiro’, ‘Estratégia e inovação’, ‘Word básico’, ‘Excel básico’, ‘Inglês básico’, ‘Compliance’ e ‘Comunicação oral’. Além disso, ao fim das aulas, o estudante recebe um certificado de conclusão.

Clique aqui para ter acesso aos cursos gratuitos do Instituto de Longevidade Mongeral Aego.

 

  • Intelbras

A Intelbras está oferecendo 157 cursos online gratuitos para aqueles que queiram estudar durante o período de quarentena! As aulas são focadas em gestão de negócios, vendas e atendimento ao cliente, com carga horária de 15 minutos a 25 horas.

Além disso, após a conclusão do curso, os estudantes recebem o certificado de conclusão.

Clique aqui para ter acesso aos cursos da Intelbras.

 

  • LinkedIn

O LinkedIn liberou o curso gratuito sobre “Trabalho Remoto: colaboração, foco e produtividade”. No total, são 10 aulas, em 11 horas de curso, que ensina como trabalhar a distância, otimizar o trabalho, interagir com a equipe e realizar tarefas diárias de forma eficaz.

 

  • MEC 

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 13 cursos a distância sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Podem realizar as aulas qualquer pessoa ligada à comunidade educacional. Os cursos são ministrados na plataforma AVAMEC.

Clique aqui para ter acesso aos cursos gratuitos do MEC.

 

  • Microcamp

A Maratona Microcamp é uma iniciativa que visa disponibilizar aulas e palestras online gratuitas sobre tecnologia, inglês, comportamento e outros temas. Tudo feito na página oficial da Microcamp no facebook .

As palestras e aulas serão transmitidas ao vivo em vários horários, com duração de uma hora cada.

Clique aqui para ter acesso à Maratona Microcamp.

 

  • PUCRS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) liberou três cursos gratuitos para o período de quarentena, são eles: “Produtividade, gestão de tempo e propósito”, “Lifelong learning” e “Como alcançar os objetivos profissionais e metas financeiras”.

Clique aqui para ter acesso aos cursos da PUCRS.

 

  • Saint Paul Escola de Negócios

Durante o período de indicação de isolamento social, a Saint Paul Escola de Negócios está liberou o acesso a 100% dos cursos por 30 dias. São mais de 25 mil horas de aula em diversas áreas.

Clique aqui para ter acesso ao cursos da Saint Paul.

 

  • SAS 

Considerada a líder global de analytics, o SAS oferecerá em sua plataforma mais de 100 cursos gratuitos online por 30 dias. De acordo com o site, a ideia é “permitir a capacitação tecnológica em programas, analytics, gestão de dados e outras competências de negócios.”

Para ter acesso às aulas, os interessados devem realizar um cadastro na plataforma, lembrando que os cursos são na língua inglesa.

Clique aqui e acesse os cursos da SAS.

 

  • SAS Educação

A SAS Educação, plataforma de educação, lançou o SAS Ao Vivo, uma iniciativa onde professores do colégio estão transmitindo aulas diárias para estudantes da 6ª série ao 3º ano do Ensino Médio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em dois horários.

Clique aqui para ter acesso à programação do SAS Ao Vivo. 

 

  • Stoodi

O Stoodi é uma plataforma de estudos online que prepara alunos para o Enem e outros vestibulares. Para ajudar estudantes que tiveram as suas aulas suspensas, o site oferecerá, inicialmente, 30 dias de acesso ao conteúdo de aulas e resolução de exercícios para alunos que se cadastrarem na plataforma, sendo que o prazo pode ser prorrogado.

São mais de cinco mil videoaulas, com matérias separadas por módulos e organizadas em ordem cronológica.

Clique aqui para ter acesso ao Stoodi.

 

  • Teacherflix

Com mais de 150 horas de cursos, a Teacherflix, uma iniciativa da Pearson, está com a assinatura gratuita da plataforma, que oferece cursos de formação para professores, por meio de aulas em vídeo, texto, podcast, animação e infografia.

“Nosso objetivo com a liberação gratuita do Teacherflix é que o maior número possível de educadores tenha acesso a conteúdos que vão apoiá-los nessa transição, como cursos relacionados a aprendizagem online, tecnologia educacional e o conceito de sala de aula invertida”, explica Juliano Costa, vice-presidente de Produtos da Pearson LATAM.

Clique aqui para ter acesso à Teacherflix.

 

  • UCAdm

A Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm) disponibilizou mais de 250 cursos gratuitos durante o período de pandemia de coronavírus.

Para ter acesso às aulas, os interessados devem fazer login no site da UCAdm (http://crarj.eadtech.net/home.asp) e inserir o código: 288IFNDJLCWJ0P10.

 

  • Udemy

A Udemy, plataforma de ensino a distÇancia, está com oferta de cursos gratuitos em diversas áreas, como negócios, design, fotografia, marketing, TI e software, desenvolvimento pessoal e outras áreas.

Clique aqui para ter acesso à Udemy.

 

 

 

Colocamos na lista apenas algumas instituições, porem pode haver mais executando esse mesmo sistema de cursos gratuitos durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Além dos benefícios profissionais que já citamos, esses cursos podem ajudar a todos que estão procurando algo para que ocupe o tempo durante a quarentena e isolamento social. Pesquise sobre as instituições e sobre cursos que sejam de seu interesse.