Ética no trabalho é algo muito necessário para um ambiente de trabalho saudável. Mesmo quando não há um Código de Ética formalmente definido para a sua empresa ou profissão geralmente há um conjunto de fatores que são considerados “bom senso”, mas que acabam deixando espaço para interpretações variadas, em uma tentativa de determinar o que é considerado o “comportamento ético”, incluindo os que representam integridade e comprometimento, e separando os que negam os princípios sendo assim considerados antiéticos no meio pessoal ou do grupo.

É por meio da ética e moral no trabalho e da boa conduta dos integrantes de uma organização, que a empresa é enriquecida. As relações são aprimoradas e benefícios imediatos podem ser observados na rotina, como melhorar a produtividade e do trabalho colaborativo.

Em um ambiente de trabalho onde os membros da organização usufruem do uso da ética no trabalho só podem trazer o crescimento da empresa, pessoal e para sua carreira profissional. A ética profissional é uma competência que pode concorrer com conhecimento técnico e é muito valorizada no dentro das empresas.

 

  • O que é ética no trabalho?

A ética no trabalho ou ética profissional é o conjunto de valores, normas e atitudes que combinados conduzem o comportamento dos profissionais dentro de uma empresa. É por meio dessa competência que um profissional apresenta os comportamentos adequados ao ambiente de trabalho, sendo guiado por princípios que impactam diretamente a convivência em grupo.

A ética no trabalho consiste em regras e procedimentos. Essas normas devem ser executadas tanto pelos colaboradores quanto pelos gestores e empregadores, para manter a cultura profissional da empresa e construir um melhor relacionamento no ambiente de trabalho, fornecendo melhores produtos e serviços. Em todos os níveis da empresa é de grande importância a manutenção da ética profissional para o bom funcionamento da organização.

Um profissional ético é aquele que atua conforme os seus valores e os da empresa. Esse tipo de profissional não aceita fofocas e mentiras, muito menos desvaloriza ou prejudica os outros para obter posições melhores. Também atua diariamente com educação e respeito em relação a colegas e subordinados e busca a cooperação e comportamentos que priorizem a troca de conhecimento e o trabalho em equipe.

 

Algumas características de um comportamento ético são:

  • Altruísmo: é a preocupação com os interesses de outros.
  • Moralidade: são os valores que norteiam nossas decisões, pensamentos e ações.
  • Virtude: é aquele valor intangível, que nos caracteriza como humanos e autênticos.
  • Solidariedade: são princípios profundamente associadas às relações sociais e ao convívio pacífico com os demais.
  • Consciência: a percepção por trás da distinção de valores, como o certo e o errado.
  • Responsabilidade ética: a capacidade de assumir as consequências dos próprios atos.

 

Os profissionais que aderem ao uso de ética no trabalho, geralmente se tornam referência para os demais, por conta de suas atitudes no ambiente de trabalho.

 

  • Por que desenvolver ética no trabalho?

Para os profissionais, a postura ética no trabalho é fundamental porque esse é um tipo de comportamento valorizado no mercado. Assim ele está reforçando uma imagem positiva de si mesmo, o que gera credibilidade e confiança.

A ética também ajuda o profissional a manter bons relacionamentos de trabalho, uma vez que respeita os demais. Ter ética no trabalho também pode significar que o profissional consegue realizar, criar e fazer cada vez mais em sua função. A ética com motivação e comprometimento, também pode mover o profissional para o crescimento.

Para a empresa, a ética no ambiente de trabalho é importante para manter os membros da organização cientes e responsáveis por suas ações e atividades na empresa.

Muito da ética profissional já vem enraizada dentro de cada indivíduo, mas a empresa pode ter um papel relevante no desenvolvimento dessas qualidades a partir da elaboração de um código de conduta, assim a cultura organizacional da empresa é enriquecida por profissionais muito bem alinhados a esses valores.

 

  • Quais os benefícios da ética no trabalho?

O comprometimento com a ética no trabalho vindo das duas partes, empresa e colaboradores, pode trazer diversos benefícios, como:

 

  • Gera credibilidade

Sem dúvidas, profissionais éticos, independentemente do cargo que ocupam, constroem sua imagem com credibilidade, com isso se tornam pessoas confiáveis e servem como referência para os demais, gerando respeito, admiração e reconhecimento para si mesmas.

 

  • Clima organizacional

A ética no trabalho proporciona um ambiente de trabalho de respeito mútuo e colaboração, que favorece a troca de ideias e o bom relacionamento interpessoal. Esses fatores afetam, de forma positiva, diretamente o clima organizacional, que traz qualidade de vida para os profissionais e gera crescimento e melhores resultados.

 

  • Aumenta a produtividade

O aumento da produtividade também é um resultado de um bom clima organizacional criado a partir da ética profissional. Organizações com bom relacionamento, em que os membros colaboram entre si e praticam o respeito mútuo, apresentam rendimento maior, pois com isso não há fatores que prejudicam a produtividade. Assim o foco na produção e atividades é mantido.

 

  • Trabalho em equipe

Ética no trabalho também significa compreender que você é parte de uma equipe e que cada profissional tem uma função diferente. Como parte da ética profissional e geral é a preocupação e a convivência social sabendo que todos têm suas diferenças, porem estão juntos por um objetivo.

 

  • Promovendo ética no trabalho

Sabendo os benefícios e vendo suas vantagens, podemos ver o quanto essa estratégia pode auxiliar uma empresa a ter uma melhora na produção. Há diversas maneiras da implementação da ética no trabalhando, promovendo atitudes como:

 

  • Honestidade

A honestidade deve ser algo natural dentro do ambiente de trabalho e da empresa, como um todo. Isso significa que é preciso inclusive assumir responsabilidade pelos seus erros sem transferir a culpa para colegas ou subordinados.

Essa atitude, contribui para um ambiente de respeito, demonstra que você é confiável e gera credibilidade.

 

  • Respeito ao sigilo

É comum que as empresas tenham informações sigilosas que precisam ser conhecidas pelos seus profissionais, apenas empresa e os profissionais envolvidos.

A ética no trabalho implica em guardar as informações com segurança não apenas para cumprir as obrigações do contrato e evitar uma demissão, mas também para não prejudicar a empresa e a si próprio.

 

  • Comprometimento

Pessoas comprometidas demonstram que têm responsabilidade com o trabalho e com a organização. Ser comprometido significa estar verdadeiramente preocupado com a performance individual e da empresa, sempre buscando melhores resultados. A empresa que gera os resultados esperados ou atingem metas, tem um ambiente de trabalho com mais respeito entre os profissionais e satisfação.

 

  • Prudência

Ter prudência nos relacionamentos profissionais é primordial para agir com ética. Mesmo que a sua equipe tenha pessoas com as quais você tem divergência, a prudência e a empatia ajudam a preservar as relações e a manter um ambiente saudável. E essa atitude faz toda a diferença para os resultados da empresa e para o seu próprio bem-estar dentro dela.

 

  • Humildade

Agir com humildade é importante para o trabalho em equipe. Tenha em mente que um profissional sempre pode aprender com o outro, e essa é a principal vantagem da colaboração.

Independentemente da sua posição hierárquica na empresa, respeitar os colegas, evitar fazer julgamentos e reconhecer erros devem fazer parte da sua conduta ética natural.

 

  • Privacidade

No ambiente de trabalho, todos desejam ter seu espaço respeitado.

Por isso, respeitar a privacidade e espaços de seus colegas também deve fazer parte da sua postura profissional, evitando mexer em documentos, gavetas e materiais sem a permissão do dono.

 

Sabendo o que é a ética no trabalho, suas vantagens e como promove-las dentro do seu ambiente de trabalho, você tem diversas razões para incentivar essas ações.

Esse comportamento tem quer fazer parte da rotina e se tornar algo natural aos membros da organização e para os lideres isso deve ser ainda mais relevante, pois os líderes, na maioria dos casos, são os exemplos para os colaboradores.

Coloque em prática e incentive a ética profissional no ambiente de trabalho para se tornar referência para todos.