A evolução da internet nos trouxe diversos benefícios, no mundo empresarial a utilização de ferramentas online está cada vez mais comum para ajudar na administração de negócios. Essas ferramentas online podem trazer agilidade, praticidade e segurança na gestão de um negócio.

Ter um bom controle empresarial é um grande desafio para todos os empreendedores e ter esse controle é essencial para que possam ser tomadas as ações e planejamentos corretos para os projetos de curto, médio ou longo prazo de uma empresa.

Para ajudar a todos, a terem esse controle sobre suas empresas, o uso de ferramentas online é um grande auxílio. Pode ser de grande ajuda você acessar esses softwares em qualquer lugar seja em seu smartphone ou desktop conectados à internet. Elas sendo online, auxiliam também por terem um armazenamento em nuvem, o que é um backup eficiente e trazendo segurança.

Escolhendo as ferramentas de gestão

Às vezes não é porque um software funcionou para alguém na internet ou para algum amigo seu que ela poderá ser a melhor para seu negócio. O ideal é você testá-las para ver a que melhor se adaptam ao seu negócio. A grande maioria dos softwares são pagos, porém alguns oferecem planos gratuitos com limitação dos serviços do software e outras oferecem período de testes.

A decisão deve ser tomada pelo líder da empresa, após os testes e tendo em vista o custo-benefício dos serviços.

Para poder te ajudar um pouco, iremos mostrar aqui 3 tipos de ferramentas online e dar exemplos de cada tipo.

  •         Ferramenta de gestão financeira

Diversas empresas no Brasil não conseguem sobreviver mais do que 5 anos após sua abertura. O principal motivo disso é a falta de controle financeiro. Ter ciência da saúde financeira de seu negócio é fundamental para o sucesso. Tendo essa noção quer dizer que você conhece a real e atual situação da empresa.

Dados financeiros devem ser acompanhados frequentemente. O fluxo de caixa, DRE (Demonstração de Resultados de Exercício) e balanço patrimonial são fundamentais que o gestor tenha o controle financeiro da empresa e esses dados acabam sendo esquecidos, mal utilizados ou não feitos com seriedade.

As ferramentas de gestão financeira podem auxiliar em tudo isso permitindo gerar diversos relatórios para que o controle financeiro de sua empresa não seja perdido.

Confira alguns exemplos de software de gestão financeira:

1. Conta Azul

Voltado a pequenas e médias empresas, este software faz o controle de compras e vendas, além de propostas comerciais e contratos fechados. No Conta Azul, é possível ainda gerar notas fiscais dos seus produtos ou serviços. Você também acompanha todo o fluxo de caixa, entre outras funcionalidades.

2. Zero Paper

Com Zero Paper, você gerencia as contas bancárias e os seus cartões de crédito, sejam pessoais ou empresariais. A ferramenta é voltada principalmente para profissionais autônomos ou pequenas empresas. Permite o controle de contas a pagar e a receber, armazenamento de recibos e comprovantes, emissão de notas fiscais, geração de orçamentos e faturas personalizadas, entre outras funcionalidades.

3. Pagar.me

Pagar.me oferece recursos que vão além do controle financeiro da empresa com dados inseridos manualmente. A ferramenta tem integração com soluções para e-commerce, marketplace e outras plataformas. O objetivo é descomplicar todo o sistema de ganhos e gestão de finanças de fontes diversas de uma empresa. Com APIs flexíveis, é possível ainda personalizar as funcionalidades às necessidades da sua empresa, seja ela de qualquer porte.

 

  •         Ferramenta de gestão de projetos

Ter controle sobre a execução e andamento de diversos projetos é algo muito importante para atender as demandas de serviços e produtos de uma empresa. Prezar pela qualidade e o cumprimento de prazos é primordial e é com isso que os softwares de gestão de projetos podem ajudar.

A maioria dessas ferramentas além de permitir criar projetos delegando tarefas, podem colocar os prazos dos projetos, gerar relatórios de produtividade e muito mais. Para gerir seus projetos, essas ferramentas podem ser grandes aliados.

Confira alguns exemplos de software de gestão de projetos:

1. Asana

O Asana reúne várias funcionalidades para a gestão de projetos como a atribuição de tarefas a participantes e exibição das estatísticas do progresso do projeto. Mas seu grande diferencial é na visualização da linha do tempo do cronograma: ele possui uma interface que mostra o andamento de cada atividade em função do tempo, permitindo navegar através dos dias e ver o que cada participante é responsável por fazer. Através desse cronograma os participantes têm clareza de quais tarefas precisam ser feitas para desencadear outras.

2. Runrun.it

O Runrun.it é um software de gestão de projetos e tarefas, com foco em gestão de pessoas. Ele possui as tradicionais funcionalidades da gestão de projetos: previsão de custos, gráfico de Gantt, gerenciamento de tarefas, mas com o objetivo de controlar o trabalho das pessoas envolvidas. Ele calcula as horas registradas e alocadas de participantes, atribuindo funções para todos os envolvidos e gerando indicadores de desempenho.

3. Trello

Uma das ferramentas de gerenciamento de projetos mais famosas do mundo, o Trello utiliza um esquema de listas, cartões e quadros para organizar atividades dentro de um projeto. Ele funciona basicamente como um kanban e sua principal vantagem é a facilidade de movimentar as tarefas entre as listas do projeto.

  •         Ferramenta de gestão comercial

A gestão comercial é tão importante quanto a gestão financeira para seus negócios. É um grande desafio conhecer bem seu cliente e saber sobre a atuação de seus profissionais da área comercial. O uso dessas ferramentas pode ajudar muito nesse processo. Os softwares de gestão comercial proporcionam diversos benefícios para as empresas, inclusive no aumento de produtividade de funcionários e a melhor administração de contratos com fornecedores.

Essas ferramentas ajudam no controle comercial e fornecem preciosas informações sobre os clientes que são usadas nas estratégias de marketing digital e de vendas. Os softwares de gestão organizam a vida das pessoas e com isso elas conseguem produzir mais.

Confira alguns exemplos de software de gestão comercial:

1. Salesforce

Um dos principais sistemas CRM no mundo. Apesar de estar relacionado a grandes corporações, o sistema também conta com planos para pequenas empresas. O sistema é baseado na nuvem, ou seja, com possibilidade de ser acessado e usado em qualquer computador. Isso também é uma das desvantagens do Salesforce, já que o modelo na nuvem não é recomendado para negócios com alta confidencialidade, como empresas do setor financeiro. Por outro lado, conta com um dos melhores serviços ao consumidor do mercado.

Algumas das ferramentas que o Salesforce oferece a seus clientes são a administração de contatos, geração de leads, gerenciamento de oportunidades, com funções que facilitam a criação e geração de cotações, acompanhamento de vendas em tempo real, relatórios, função de comunicação interna, acesso por dispositivos mobile e automatização de fluxo de trabalho e muito mais.

2. Pipedrive

A Pipedrive é certamente uma das melhores opções no mercado. Dentre seus recursos, você conseguirá encontrar soluções para gerenciar o funil de vendas, integrações de e-mail, painéis para criação e acompanhamento de atividades e metas de sua equipe, onde poderá delegar tarefas e garantir o andamento dos processos.

Dentre seus diferenciais mais interessantes, você encontrará mais de 100 integrações com diversos sistemas, a possibilidade de personalizar e organizar os painéis como preferir, criar seus próprios catálogos de produtos vinculados ao CRM e muito mais.

3. PipeRun

O PipeRun é um CRM de vendas 100% desenvolvido no Brasil. Seu objetivo é aumentar a produtividade dos representantes de vendas, seja no início, no meio ou no fechamento das vendas.

Algumas das principais funcionalidades dele são a agenda pública, pipeline visual, alerta de estagnação de oportunidades, automações de atividades, ligações VoIP gravadas na plataforma, gerador de propostas em PDF, email tracker, assinatura eletrônica de documentos, integração com JivoChat, RD Station, Dinamize, Exact Sales, Ramper e muitas outras ferramentas do stack de vendas.

Com o PipeRun seu time comercial economiza tempo, ganha produtividade e aumentar suas receitas e lucros. Totalmente na nuvem, o PipeRun é o CRM online.