A campanha Outubro Rosa é celebrada anualmente com o objetivo de informar e estimular a prevenção contra o câncer de mama. A população é incentivada a apoiar e auxiliar, de forma ativa, ao controle da doença.

Muitas empresas aderem a campanha fortalecendo suas marcas, mostrando preocupação e se aproximando de seus colaboradores. Na maioria das vezes as empresas fazem ações internas e essas ações, sendo internas ou externas, sendo bem feitas podem promover conscientização sobre o câncer de mama e incentivam prevenção.

O câncer de mama é uma doença muito séria, mas caso detectado precocemente, pode aumentar, significativamente, as chances de cura e melhorando a qualidade de vida da pessoa.

 

  • O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento mundial que tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a importância da prevenção do câncer de mama. O movimento se torna uma ferramenta de informação, fazendo as pessoas pararem de temer a doença e sim começar a enfrentá-la, até por que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Esse movimento teve origem nos Estados Unidos depois da morte de Susan G. Komen, a quem a irmã, Nancy, decidiu homenagear, orientando mulheres sobre os riscos e a prevenção da doença e a primeira ação foi o planejamento de uma corrida para conscientizar sobre a doença do câncer de mama.

Essa corrida aconteceu em outubro e teve uma boa resposta da comunidade. Nesse evento, laços rosas foram distribuídos aos participantes. Todo ano a corrida começou a ter uma aceitação e engajamento cada vez maior, até se tornar um evento global.

No Brasil o movimento chegou no ano 2000 e ganhou mais destaque no ano de 2008.

 

  • Qual a importância de uma empresa fazer campanhas de Outubro Rosa?

Desde a popularização do movimento do Outubro Rosa, diversas marcas passaram a dar cada vez mais apoio e fazer ações pelo movimento com campanhas de prevenção e conscientização, com ideias internas e externas. Fazendo com que as pessoas envolvidas com a marca, sejam colaboradores ou cliente, saibam sobre essa grave doença, como preveni-la e como agir a partir de qualquer suspeita.

Dentro do ambiente profissional da empresa, ações de campanha do Outubro Rosa na empresa, podem trazer benefícios para a equipe, como:

– Gera maior envolvimento entre a equipe;

– Reduz o nível de estresse e ansiedade;

– Aumenta a empatia entre as pessoas;

– Torna a gestão mais humanizada.

 

  • Ações de Outubro Rosa para o ambiente de trabalho.

Muitos passam tanto tempo na empresa que o local se torna sua segunda casa e é fundamental que a gestão, ciente disso, esteja atenta saúde e o bem-estar, mental e físico, de seus colaboradores.

Pode ser difícil acompanhar cada membro de uma equipe e saber como ele se sente, quão consciente sobre essa doença, por exemplo, ele está informado ou garantir que esteja em dia com seus exames, porém essas campanhas podem servir de alerta para as equipes.

As ações devem ser eficientes e algumas atitudes podem sim ter bons efeitos sobre os colaboradores na campanha do Outubro Rosa.

 

  1. Acrescentar o rosa na iluminação e decoração

Modificar cores do ambiente, alterar cor da iluminação da logomarca na recepção ou fachada, colocar alguns elementos cor de rosa ou laços rosa na decoração, escritório, banheiro ou até no refeitório da empresa pode ter impactos sutis no psicológico das pessoas.

Além de trazer uma pequena mudança ao ambiente, pode também lembrar as pessoas sobre o Outubro Rosa e a prevenção da doença.

 

  1. Promover um dia casual rosa

Algumas empresas já fazem ações do tipo “dia casual” onde os colaboradores possam usar roupas mais casuais no trabalho. Durante o Outubro Rosa pode ser incentivado um dia para que todos venham de rosa ou pelo menos usem o tradicional laço rosa.

 

  1. Incluir o tema nos informativos da empresa

No mural, email, grupo nas redes sociais ou onde mais for colocado os informativos da empresa, coloque também informações, dados, dicas, orientações e muito mais sobre a campanha e a prevenção da doença.

Informativos, gráficos e infográficos interessantes com bons materiais gráficos, facilitam o entendimento e aumentam o engajamento do público.

 

  1. Palestras e lives motivacionais

Em caso de impossibilidade de fazer palestras, por falta de local adequada e situações de segurança em função da pandemia, as lives pode ser uma boa opção.

As palestras e lives motivacionais podem ser feitas por profissionais da área de saúde, especialistas ou pessoas que já enfrentaram a doença. Além das informações que são passadas, podemos nos identificar e sensibilizar com algumas histórias e acabar por ficarem marcadas na memória.

 

  1. Promova caminhadas e corridas

Essa é uma das ações e ideias mais comuns durante o Outubro Rosa desde o início. Além de promover a conscientização, também é um ótimo momento para incentivar a boa prática da atividade física, um dos fatores que diminui o risco da doença.

Esse momento de caminhada ou corrida, ainda pode também, com a contribuição e participação dos colaboradores da empresa, uma ótima forma de confraternização dos profissionais.

Aqui foram mostradas apenas algumas ideias e as mais comuns, mas isso pode vir de várias outras formas de ação que uma empresa e uma equipe podem desenvolver que podem ser tanto de forma presencial com online e digital.

 

  • Toda a empresa e a equipe devem participar

Para que uma campanha de Outubro Rosa seja bem sucedida, é importante o envolvimento de todos colaboradores e gestores nas ações, no planejamento e na execução. Essas campanhas são geralmente feitas por meio do marketing interno para trazer esse movimento integral da organização.

Esse trabalho em conjunto além dos benefícios externos para a empresa, como a visibilidade da marca, há os benefícios internos que essas ações trazem, como unir a equipe, aumentar a socialização, gerar empatia coletiva e conscientizar sobre saúde e bem estar.

As organizações que demonstram preocupação com o bem estar de todos dentro dela, demonstram que valorizam as pessoas e isso faz a diferença interna e externamente.