Existem muitas dúvidas relacionadas ao estágio profissional. A importância do estágio profissional para os estudantes, do ensino médio, técnico, superior e pós graduação é inegável, mas muita gente não sabe nem por onde começar na busca pela sua oportunidade.

A experiência é, de fato, decisiva para a carreira. Um estágio de qualidade tem o poder de valorizar o currículo de um estudante ou de quem já acumula experiência no mercado de trabalho e está investindo em uma nova formação universitária.

Afinal, o que é exatamente o estágio profissional? Como é seu funcionamento? Por que é tão importante?

É sobre isso que vamos falar nessa matéria. Se você está em busca de um estágio e se destacar profissionalmente, este guia prático poderá ser útil para você. Vamos começar?

 

  • O que é o estágio profissional?

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O estágio integra o itinerário formativo do estudante e faz parte do projeto pedagógico do curso (art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008).

O estágio profissional é o momento em que os estudantes de ensino médio, técnico, superior e pós graduação têm a oportunidade de colocar em prática fundamentos teóricos e ganhar experiência no cotidiano profissional da área.

Estágio profissional é um ato educativo com supervisão, previsto pelas instituições de ensino com foco na formação de novos profissionais. É uma ferramenta, com objetivo pedagógico, para a capacitação, do estudante, na atividade escolhida. Em outras palavras, o estágio é a porta de entrada de um profissional em formação, uma oportunidade de preparo supervisionado para os desafios que os esperam. Vários profissionais de sucesso já passaram por ao menos um estágio profissional na vida.

Podemos definir então: estágio profissional é a etapa onde o estudante de ensino médio, técnico, superior e pós graduação experimenta e aprende não apenas atos técnicos, mas também aquilo que pode ser um diferencial profissional como se portar no mercado de trabalho.

 

  • Como funciona?

O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educado para a vida cidadã e para o trabalho (§ 2º do art. 1º da Lei 11.788/2008).

O estágio profissional é uma etapa fundamental para profissionais em formação no curso superior, mas como ele funciona exatamente? Parecido a qualquer trabalho, porém com diferenças marcantes, uma vez que o estágio é considerado uma ação pedagógica e não configura uma relação de emprego.

No Brasil, o estágio profissional de estudantes é gerido pela Lei nº 11.788, que determina uma série de regras para que estagiários não sejam vistos como mão de obra barata e tenham oportunidade de real melhora profissional.

Existe o estágio obrigatório, onde o universitário necessita fazer o estágio para que possa concluir seu curso e pegar seu diploma, e o não obrigatório, não necessário para a conclusão do curso e feito de acordo com a preferência do estudante de fazer ou não.

Contratos de estágio têm a duração de seis meses com direito a renovação de mais seis meses, caso a empresa e o estudante estiverem de acordo, até que se complete dois anos. Após esse período, é possível que o graduando seja efetivado.

A carga horária para estagiários é de seis horas diárias e quem faz o estágio profissional não obrigatório deverá receber remuneração acordada no Termo de Compromisso do Estágio, geralmente uma bolsa e auxílio transporte, podendo em alguns casos ter outros benefícios. Para estágio profissional obrigatório a remuneração é opcional.

O estagiário ainda deve ser sempre supervisionado, por um profissional formado, durante suas atividades profissionais e deverá apresentar relatórios semestrais para a instituição de ensino.

 

  • Quem pode fazer?

Estudantes que estiverem frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (art. 1º da Lei 11.788/2008).

Vários estudantes podem fazer estágio, mas os estudantes de nível superior devem estar devidamente matriculados em instituições de ensino superior nos cursos de graduação ou graduação tecnológica.

O estudante pode começar um estágio nos primeiros períodos da faculdade, porém pode ser feito em qualquer período de sua graduação, desde que tenha a matrícula ativa no curso. Assim, o estudante pode estagiar em mais de uma empresa durante seu período de formação, tendo a possibilidade de obter experiências e descobrir em qual área específica é a mais apropriada para ele dentro da própria profissão.

Após o Termo de Compromisso do Estágio ser assinado pela empresa, pelo estudante e pela universidade, poderá se iniciar a experiência. As atividades realizadas precisam ser compatíveis com as que foram combinadas no termo de compromisso.

 

  • 5 Benefícios do estágio profissional na carreira

É fato que, um bom profissional, precisa não apenas saber da parte teórica, mas também saber atuar na prática. Por esse motivo, o estágio é uma experiência para desenvolver técnicas e habilidades essenciais para a vida profissional e que farão diferença na sua atuação após se formar e ganhar seu diploma. Não pense que a carreira profissional de um estudante só começa após receber um diploma.

  1. EXPERIÊNCIA

Hoje o que as empresas mais pedem para contratar um funcionário para sua empresa é a experiência, se para conseguir experiência o profissional precisa de um trabalho o estágio é a oportunidade perfeita para conseguir essa experiência. O estudante terá a chance de ser efetivado pela própria empresa em que faz o estágio ou poderá ter essa vantagem em seu currículo em uma seleção.

Essa experiência é uma ótima oportunidade para mostrar compromisso, ética, responsabilidade e organização e se tornar um bom profissional.

 

  1. NETWORK

Durante um estágio, o estudante terá contato com pessoas a mais tempo no mercado de trabalho, com mais conhecimento da área e terá contatos com diversas empresas sendo uma ótima oportunidade de aumentar sua rede de contatos. Desenvolver boa relação profissional com diversos profissionais e empresas deverá trazer benefícios a carreira profissional do estudante e ajudar ele e a empresa a alcançar suas metas.

 

  1. REMUNERAÇÃO

No caso do estágio remunerado, o estagiário receberá uma remuneração mensal sem descontos, chamado de bolsa, e o auxílio transporte como constar no Termo de Compromisso do Estágio.

 

  1. ÁREA DE ATUAÇÃO

Ao longo do tempo, os estudantes acabam conhecendo e experimento diversas áreas de atuação dentro da área que pretende se profissionalizar. Durante a experiência do estágio, eles podem escolher, desenvolver, tirar dúvidas sobre a área que identificar preferência e começar uma especialização.

 

  1. EFETIVAÇÃO

Concorrer e conseguir a efetivação dentro da empresa que se está estagiando livrará o estudante da concorrência e de falta de emprego, e a empresa contratará um profissional já conhecido e que já conhece o funcionamento dela.