Desde o início da pandemia, em 2020, muitas empresas adaptaram a forma de trabalho remoto, principalmente em função de medidas restritivas do governo e lockdown. Algumas se acostumaram e implementaram como definitivo o método de trabalho por home office, outras não se adaptaram ou acharam efetivo o método.

A verdade que a pandemia continua e algumas cidades impõem restrições mais severas, outras entram em lockdown e cada uma vai tratando da situação a sua maneira, isso faz com que empresas mudem seu formato de trabalho e ainda algumas voltem ao home office.

Existe também as crenças sobre o home office, onde muitos acreditam que essa forma de trabalho é uma maravilhosa e sonho de todo trabalhador, por outro lado existem os pessimistas que pensam que os profissionais não sabem trabalhar de casa; Mas a realidade é que o home office aumenta sim o bem-estar e produtividade dos profissionais, dependo assim, da disciplina e organização de cada profissional, traçando metas, objetivos diários e foco.

De qualquer forma o modo de trabalho remoto é uma oportunidade tanto para empresa quanto para o profissional. A empresa tem a oportunidade de redução de custos nos gastos operacionais e despesas administrativas. O profissional que exerce o home office pode mostrar maior produtividade no conforto da sua casa e evitando principalmente o desgaste do deslocamento até o local de trabalho.

Cada empresa deve analisar seu home office, vendo a possibilidade de manutenção desse modo de trabalho. Caso seja algo viável, planejar a estruturação do modo de trabalho remoto para a execução e cada profissional deve se preparar para exercer esse método de trabalho.

Aqui iremos passar algumas informações sobre home office para ajudar empresas, profissionais, estagiários, freelancers e todos que usam ou usarão esse método de trabalho.

 

  • 5 verdades sobre o home office.

Todos já sabem que home office significa “escritório em casa”, onde profissionais, geralmente acostumados a trabalhar em um escritório, passam a exercer sua função na maioria das vezes em casa, mas existem algumas coisas sobre essa forma de trabalho que todos devem estar cientes.

 

  1. Home office não é para todos

Existem funções em que o home office não é possível de ser executado. Há diferentes cargos onde a forma presencial é importante e não poder ser evitado, e há outros casos em que a organização não possui a devida estrutura para o modo de trabalho remoto.

 

  1. Home office não significa “trabalhar pouco e ganhar muito”

A realidade é que o trabalho remoto costuma ser mais intenso que o trabalho presencial. A pressão por entregas dentro de prazos e mostrar serviço acaba gerando uma sobrecarga e estresse em alguns.

A realidade é que o trabalho remoto costuma ser mais intenso que o trabalho presencial. Se você for autônomo, ou freelancer, acaba ganhando por entrega e acaba se dedicando mais ao trabalho, e se você é um colaborador de uma organização acaba tendo um trabalho muito mais contínuo graças as faltas de interrupções de um escritório e a importância de metas.

 

  1. Nem sempre o home office é 100% remoto

Mesmo em home office, provavelmente você deverá que estar presencialmente em sua organização em algum momento, como por exemplo em reuniões.

Algumas empresas gostam de alinhar estratégias e manter o vínculo das pessoas. Por mais que isso possa ser feito por meio de videoconferências, o fator humano continua insubstituível nas relações profissionais.

 

  1. Pijama e pantufa não se adequam ao trabalho remoto

Em um primeiro momento, trabalhar de pijama e pantufa, parece algo incrível, mas pode parecer estranho, mas as roupas têm grande influência em nosso comportamento.

O desleixo ao trabalho pode nos deixar negligentes comprometendo nossa produtividade e seriedade quanto ao nosso trabalho.

Outra coisa é que nossos gestores e líderes podem pedir uma videoconferência sem um prévio aviso e você estar de pijama provavelmente não será bem-visto.

 

  1. Disciplina é extremamente importante

O profissional deve entender que ele está trabalhando, mesmo que em casa, tendo que cumprir sua carga horária e evitar distrações em um ambiente favorável, que permita executar sua função profissional e a família estar ciente auxiliando a situação.

  • 6 Dicas para melhorar seu home office

O trabalho remoto em casa deve ser mais produtivo que o trabalho presencial. Para que você tenha alta produtividade mesmo trabalhando em casa, é importante você ter sua rotina e regras para isso. Veja algumas dicas para melhorar sua produtividade em casa.

 

  1. Evitar interferências

O principal desafio do home office é evitar as interrupções no trabalho, nossas casas são lugares cheio de interferências que podem causar interrupções.

É importante ter a contribuição de seus familiares. Deixe todos claros que durante o seu expediente de trabalho você não pode ter interrupções.

Outra interrupção que pode ser perigosa são as notificações das redes sociais. As redes sociais podem nos distrair muito e acabamos por diminuir nossa produtividade em função disso. Então fiquem atentos.

 

  1. Escolha um local silencioso

Preferencialmente você deve montar seu escritório em casa em um local silencioso e isolado dos demais. Mantenha o local limpo, organizado e tranquilo para que seja mais confortável que o local que você trabalha em sua empresa.

 

  1. Cumpra seu expediente

Estabeleça um horário de início e fim de expediente do seu home office. Independente do período que você escolha, sempre cumpra sua carga horária.

Sem um horário fixo, você pode perder controle entre sua vida pessoal e profissional, pode comprometer sua produtividade e ser negligente.

 

  1. Tenha as ferramentas necessárias

Você deve estar de posse de ferramentas para execução desse modo de trabalho como móveis confortáveis e um computador que atenda suas necessidades. Câmeras e microfones de qualidade podem ajudar também.

 

  1. Internet e backup

Contrate um serviço de internet rápido e principalmente estável. O dinheiro que estará sendo economizado do transporte e alimentação pode ser investido na sua internet. A estabilidade da internet é uma grande aliada desse modo de trabalho e fundamental para comunicação e troca de arquivos com a empresa.

O backup e utilização da nuvem é obrigatório para que seja preservado seu trabalho.

 

  1. Se mexa

Em nosso local de trabalho presencial, estamos sempre se mexendo, seja para o almoço, pausa para o café ou interagir com os colegas de trabalho. É fato que em casa acabamos diminuindo as interrupções e trabalhando mais intensamente, durante o home office, mas isso não quer dizer que você deve ficar horas e horas direto sentado.

Faça pausas para se alongar, cuidar de sua postura e evite longos períodos sem se mexer. Uma possibilidade é incluir pequenas atividades físicas em sua rotina.

 

  • 6 itens para ajudar no home office

Diversos objetos podem ajudar na organização e produtividade no escritório, obviamente que no home office não é diferente.

  1. Suporte para notebook (caso use um notebook)

Com um suporte de notebook você pode alterar a altura e posição de seu equipamento para que fique na altura correta de acordo com sua postura.

Esses suportes geralmente vêm com cooler o que ajuda a manter a máquina sempre resfriada.

 

  1. Teclado e mouse (caso use um notebook)

Um teclado e mouse externo pode ser mais ergonômico e confortável do que utilizar o teclado e mousepad de um notebook por exemplo. Além disso podem diminuir o desgaste de seu notebook e evitar os chatos esbarrões no mousepad.

 

  1. Segundo monitor

Um estudo feito pela Samsung revelou que o uso de uma segunda tela pode aumentar a produtividade de um colaborador em até 28%.

Obviamente um segundo monitor irá aumentar seu campo de visão sobre as informações e lhe dar maior agilidade em suas tarefas.

 

  1. Fone de ouvido

Para quem trabalha com funções de audiovisual é uma peça imprescindível, mas também há as pessoas que trabalham melhor ouvindo música e podem se beneficiar disso.

  1. Cadeira

A cadeira é um item muito importante para sua produtividade. Ela é quem mantem você confortável para manter a atenção e energia para a execução de suas atividades.

Pense na cadeira como um investimento a longo prazo para sua saúde e qualidade de vida.

 

  1. Bloco de notas

O bloco de notas pode ser físico ou de alguma ferramenta digital. De qualquer forma ele pode te ajudar a estar sempre atualizado sobre suas tarefas, pendencias e ideias, diariamente.

Com essas informações esperamos que o seu home office melhore aumentando sua produtividade e principalmente sua satisfação quanto a esse método de trabalho.