Como você se imagina em 2, 5 ou 10 anos? Essa pergunta é extremamente comum em processos seletivos e a respostas comuns também para essa pergunta, mas você tem uma resposta verdadeira do que você espera de você mesmo? Sabendo verdadeiramente responder isso, você sabe como chegar ao seu objetivo?

Muitos estão focados em conseguir cargos de alta hierarquia dentro de uma empresa ou trabalhos no exterior. Com organização e disciplina, o plano de carreira pode ser uma ferramenta para alcançar tais objetivos.

 

  • O que é um plano de carreira?

Podemos definir um plano de carreira como um conjunto de metas e caminhos quem uma pessoa pretende seguir para alcançar um objetivo final em sua vida pessoal ou profissional.

Tente imaginar que você está planejando uma viagem. Antes de sair de casa é importante que saiba qual será o destino, assim como quais os meios de transporte você deve pegar para chegar ao seu destino e por quais cidades ou estados deverá passar. Caso contrário é bem provável que você não alcance o seu objetivo final.

A sua carreira é uma jornada. Você provavelmente tem um objetivo, um cargo dos sonhos, que quer ocupar. Porém, para atingir essa meta você precisa se planejar, entender quais competências e formações são necessárias, assim como experiências que podem deixá-lo cada vez mais perto do seu objetivo.

É para isso que serve o plano de carreira. Ele funciona como um guia, um roteiro, indicando quais os próximos passos para atingir o sucesso pessoal e profissional que almeja. Ele estipula o caminho que você deve trilhar para atingir as suas metas.

 

  • Qual a diferença entre plano de carreira profissional e pessoal?

O plano de carreira profissional é definido apenas com tópicos sobre sua vida profissional, contendo cargos que irá ocupar, cursos e formações acadêmicas que serão necessárias para alcançar o objetivo de sua carreira profissional.

Dentro do plano de carreira pessoal será relacionado aos seus objetivos pessoais em sua vida privada. Nesse plano estarão os bens materiais que quer obter, sonhos que quer realizar, como viagens que quer fazer, e o estilo de vida que quer alcançar.

Um plano está ligado ao outro, por isso esses planos de carreira devem estar alinhados e feitos juntos, pois um depende do outro.

 

  • Por que fazer um plano de carreira?

Muitas pessoas antigamente, entravam no mercado de trabalho e não procuravam oportunidades de desenvolvimento pessoal ou crescimento, apenas faziam suas funções e deixava seu futuro nas mãos de oportunidades que poderiam ou não aparecer.

Deixando sua vida profissional na mão de outras pessoas, esses profissionais ficavam em uma estabilidade dentro de um caminho traçado por outras pessoas e em alguns casos ficavam muitos anos em uma mesma empresa, sendo em alguns casos infelizes com sua situação.

Essa era uma realidade graças a situação da época política e econômica, que é muito diferente da realidade atual.

Hoje podemos ser protagonistas de nossa vida profissional e é nesse momento que o plano de carreira entra. O plano de carreira mostra o que devemos e podemos fazer para sermos protagonistas de nossa vida profissional. Com auxílio do plano de carreira a chance de ser bem-sucedidos podem aumentar.

 

  • Como fazer um plano de carreira?

O plano de carreira deve ser feito para levar você do estado atual, para o estado desejado. O seu objetivo pode ser para médio ou longo prazo.

Não existe uma fórmula padrão para se fazer um plano de carreira, porém há alguns passos que não podem ser deixados de lado. São eles:

 

  1. Compreenda sua situação atual

Primeiramente você deve entender quem é você hoje e como está sua carreira profissional nesse momento, essa é a análise inicial para começar seu plano de carreira.

Para avaliar sua carreira profissional, há algumas perguntas que podem ser respondidas para ajudar, como:

– Qual a sua ocupação atual?

– Está feliz e satisfeito com ela?

– O que você mais gosta de fazer no seu dia de trabalho?

– O que menos gosta de fazer no dia de trabalho?

Você também pode utilizar uma tabela de análise SWOT para auxiliar você nessa questão. Anote também tudo mais que vir a cabeça que possa ajudar a compreender a si próprio.

 

  1. Defina os objetivos

Após a reflexão e autoconhecimento, você deve consultar a você mesmo quais os principais objetivos que quer alcançar. Pense em objetivos a curto, médio e longo prazo.

Definindo seus objetivos, você será capaz de melhor guiar sua carreira profissional e aproveitar as oportunidades, assim deixar de ficar a mercê de acontecimentos e oportunidades aleatórias. Com isso você tomará as rédeas de sua vida profissional.

 

  1. Invista em conhecimento do mercado de trabalho

Com a definição dos objetivos, você deve ter conhecimento da área de atuação que deseja se introduzir no mercado e, principalmente, saber o que é necessário para atuar nessa área.

Você pode:

– Fazer uma pesquisa aprofundada sobre o setor e entender quem são as grandes empresas e grandes modelos, quais são as tendências, desafios e oportunidades

– Conversar com profissionais da área que podem lhe oferecer conselhos úteis e atualizados

– Conectar-se com o meio através de cursos, projetos e eventos

Tudo isso ajudará no próximo passo na hora de fazer o plano de carreira.

 

  1. Trace os próximos passos

Identifique o que você precisa para atingir os seus objetivos. Busque capacitações e cursos, cargos em empresas menores, projetos, entre outras ações que podem levá-lo a chegar cada vez mais perto dos seus objetivos. Identifique também a quantidade de investimento que você precisará fazer e crie metas possíveis com prazos bem definidos.

Para ajudar a definir esses passos, você pode:

– Identifique a distância do estado atual para o desejado

– Divida essa distância em espaços menores

– Mapeie o que você precisa aprender, adquirir ou mudar para chegar lá

Junto com os passos, você deve definir as metas para os passos, metas e objetivos. Seja realista com os prazos para não desmotivar a realização dos objetivos. Considere realisticamente os obstáculos e realidades de cada caso.

 

  1. Coloque em prática e faça adaptações

Com o plano de carreira em mãos, você deve começar a agir e tomar suas ações de acordo com o plano feito. Mas entenda que durante a execução de seu plano de carreira, alguns ajustes podem ser necessários.

Em casos de ajustes no plano de carreira, não quer dizer que você cometeu erros em seu plano de carreira e sim que por causa de sua nova experiência no mercado de trabalho mudou a forma como você vê o plano. Não há problema fazer alterações por causa disso, desde que você não perca o foco, disciplina e determinação de alcançar seus objetivos.

Criar um plano de carreira pode ser um grande diferencial na hora de atingir seus objetivos profissionais e pessoais. Com ele você saberá onde exatamente quer chegar e como alcançar seus objetivos.