Vários gestores pensando na força motriz de suas organizações, focam sua atenção nas principais funções e cargos da empresa e se acharem necessário aumentar essa força a primeira coisa que vem à cabeça é contratar um profissional, por meio da CLT, para aumentar essa força e esquecem da possibilidade da contratação de um estagiário. A contratação de um estagiário pode ser bem interessante, contratá-los é algo que pode trazer diferentes benefícios para uma empresa. O estagiário já deixou de ser a pessoa que faz e traz o café ou que apenas comete erros.

Eles são jovens, talentosos, antenados e pertencem a uma geração que chega ao mercado de trabalho cheia de ideias inovadoras e querendo coloca-las em prática. O estágio é seu primeiro contato com a futura profissão e também uma grande oportunidade de aprender a rotina de uma empresa e desenvolver conhecimentos que, até então, só faziam parte dos livros e das aulas.

Desenvolver um programa de estágio em sua empresa pode lhe trazer inúmeras vantagens, inclusive competitivas. A razão disso se deve ao fato de que, organizações que investem na formação de jovens, passam a ser bem vistas na sociedade, pois estão dando oportunidade para que estudantes coloquem em prática o que estão aprendendo na escola ou na universidade, o que lhe dá ainda mais credibilidade no mercado.

 

  • Antes de contratar um estagiário você deve saber

 

Estagiário são estudantes

Dentro da Lei do Estágio há o TCE (Termo de Compromisso de Estágio). Esse é um documento que cria um vínculo entre estudante, instituição de ensino e o empregador tendo nele a assinatura de cada uma dessas partes.

O documento reforça a obrigatoriedade do possível estagiário, de nível superior, estar matriculado em uma instituição de ensino superior. Então você deve ter em mente que o estagiário terá uma dupla jornada de trabalho, eles são estudantes, tendo que cumprir carga horária de aulas, provas e outras atividades acadêmicas, e são estagiários, trabalhando e executando suas funções no cargo se sua empresa.

A flexibilidade de horário é algo ótimo para atrair talentos para o estágio em função de sua parte como estudante.

 

Estagiário nem sempre tem experiência no mercado de trabalho

Na maioria dos casos, o estágio será a primeira experiência do estudante dentro de uma organização, no mercado de trabalho em geral ou em sua função de acordo com seu curso, e é o momento em que ele vai entender como uma organização funciona, mais especificamente a do empregador.

Na hora de contratar um estagiário não fique concentrado apenas em seus conhecimentos técnicos. Tente identificar se os valores do candidato estão de acordo com o da empresa e se ele tem real vontade de aprender e se desenvolver.

 

Contrate pelo motivo certo

Muitas empresas fazem processos seletivos de estagiário para achar profissionais com conhecimentos técnicos e experiência de nível sênior, e colocarem como estagiário recebendo menos benefícios.

Colocar um funcionário pelos motivos errados muito provavelmente será ruim para os dois lados. O funcionário desmotivado pode ser a mancha que estragará a imagem de sua empresa e com isso que ela será reconhecida.

Contrate um estagiário pelas razões certas. Desenvolva esse colaborador. Ajudando o desenvolvimento você pode estar investindo no futuro da sua empresa que terá um ótimo colaborador ao seu favor.

 

  • Benefícios de contratar um estagiário

 

A maioria é da geração Y

Estando dentro da geração da era digital, os jovens dessa geração estão mudando o mercado de trabalho, sempre buscando formas novas e melhores de fazer suas atividades.

Eles desafiam o tradicional e estão prontos para fazerem mudanças. Certamente eles são uma ótima oportunidade de identificar oportunidades de melhora dos procedimentos dentro de uma organização, trazendo novas ideias as reuniões da empresa.

 

Redução de custos

Na parte financeira, a empresa conta com menos burocracia e isenção de encargos ao contratar um estagiário. Este é um fator muito atrativo, principalmente para as pequenas e médias empresas que desejam investir em suas equipes em médio ou longo prazo.

Entre as obrigações financeiras da empresa que contrata um estagiário está o fornecimento de uma bolsa mensal, o vale transporte e o seguro de estágio contra acidentes pessoais. Como o contrato de estágio não é regido pela CLT, a empresa fica isenta do pagamento de 13º salário, fundo de garantia, INSS e etc. Você pode contratar um agente de integração como a CIAPE para auxiliar na contratação do seu estagiário.

 

Profissional proativo

Estagiário é alguém que está completamente disposto a aprender e a colocar em prática todo o conhecimento que vem adquirindo com seus estudos escolares ou universitários. Diante de um cenário em que existem diversos profissionais, muitas vezes desinteressados e pouco engajados, o estagiário vem para suprir esta necessidade e, com toda a sua garra, disposição, vontade de crescer, trabalhar e superar desafios; traz um novo gás ao ambiente organizacional, pois quer, acima de tudo, uma oportunidade para ser efetivado no final de seu contrato de estágio.

 

Formar e captar talentos

Esta é uma oportunidade única para empresa ter em sua equipe um profissional de extremo potencial que poderá ser treinado de acordo com a cultura e visão da empresa, o qual poderá se tornar uma peça chave para o negócio depois de formado.

A maioria das empresas nos dias hoje sente na pele a dificuldade de se contratar profissionais que compartilhem da sua visão ao mesmo tempo que assimilem uma experiência de mercado com bom domínio técnico. Os programas de estágio são acima de tudo uma oportunidade de criar aquilo que o mercado entrega.

Um jovem estudante que está em busca de uma oportunidade de estágio e em um segundo momento uma possível efetivação na empresa. Ele vai se dedicar ao máximo para fazer um bom trabalho e se adaptar, da melhor maneira possível, à cultura da empresa que lhe contratou. É por isso que, por ainda estar em processo de formação, enquanto pessoa e profissional, o estagiário é um talento a ser desenvolvido. Isso acontece, pois se trata de alguém que ainda não tem vícios profissionais e tem flexibilidade para aprender e atender as necessidades e características que a empresa deseja desenvolver em seus colaboradores.

 

Oportunidade de Inovação

De um modo geral, a contratação de estagiários permite a renovação criativa dentro da cadeia produtiva do seu negócio. É claro que o estagiário está na sua organização para aprender e aprimorar os seus conhecimentos. Mas esses profissionais também podem levar o conhecimento acerca de novas tecnologias, métodos e processos para sua empresa, já que ele acabou de absorver isso recentemente na faculdade, curso técnico ou em seus estudos pessoais.

Muitas vezes é no estágio que o estudante descobre áreas de maior afinidade, habilidades que até então não conhecia e até mesmo um perfil de liderança. Isso significa que, além de contar com alguém para ajudar nas atividades do dia a dia, ter um estagiário por perto também estimula colegas e superiores a ensinarem e compartilharem conhecimento.

 

Visibilidade da empresa no mercado

Empresas que investem na contratação de estagiários passam a ser bem vistas pelo mercado no qual atuam. Isso ocorre devido à abertura de oportunidades para a formação prática de futuros profissionais, algo que beneficia a sociedade de modo geral.