Hoje as pessoas estão online de todo lugar, seja dentro do transporte público, nas ruas, mercados, calçadas e shoppings e muitos outros lugares, com o celular na mão acessando sites, apps e redes sociais.

Com isso a presença digital online de uma empresa se tornou algo essencial e natural para uma empresa. Uma boa presença online pode garantir mais clientes para empresa com um menor custo por cliente.

A presença online pode ser aderida por qualquer tipo de empresa e em qualquer ramo e pode se tornar uma importante ferramenta de vendas para o negócio.

 

  • O que é presença digital?

Presença digital é como uma marca se posiciona e utiliza meios e ferramentas digitais se mostrando relevante, incentivadora e confiável em um relacionamento com os consumidores.

Pode se dizer que vai além de apenas ter um site e redes sociais com postagens frequentes. Em uma era onde a forma de comprar das pessoas está sempre em processo de mudanças, com pesquisas de mercado, recomendações e opiniões buscadas na internet. O posicionamento da empresa e sua consolidação no meio digital é muito importante.

A construção de uma marca em meio digital e demorada e demanda trabalho contínuo. Mesmo chegando a sua meta nessa ferramenta, é preciso manter o trabalho para que se mantenha naquele patamar e para que se aprimore.

 

  • 4 Pilares da presença digital

Muitos fatores podem ser avaliados durante a presença digital de uma empresa, mas há 4 fatores que são muito importantes para uma presença digital bem executada.

 

  1. Conteúdo

Por meio do conteúdo que você entregar é que a empresa criará relevância e confiabilidade online. Demonstrar conhecimento e credibilidade sobre o ramo do negócio irá atrair o público.

Lembrando sempre que o conteúdo entregue pela empresa deve estar ligada a persona da empresa. Tente montar sempre um conteúdo que seja do gosto dessa persona.

 

  1. Relacionamento e engajamento com o cliente

O relacionamento não se baseia em apenas falar do seu produto com seus clientes, você deve conversar com todos que tenham algum tipo de contato e engajamento com seu conteúdo. A interação com seus leads e clientes é muito importante para a visão online de sua empresa.

Um bom relacionamento com seu público pode aproximá-los da empresa e isso gera mais leads. Além disso, fica mais fácil saber quem é sua persona com essa aproximação.

 

  1. Experiência do cliente

As ferramentas usadas para a presença online da empresa, devem estar ajustadas as plataformas usadas por seus leads. Até porque queremos converter visitantes em leads e leads em clientes. Para isso, toda a experiência dele deve ser de qualidade, fácil e eficiente.

O e-commerce da empresa deve ser de fácil uso, as redes sociais devem ter como levar os possíveis clientes aos produtos que eles querem e a experiência mobile também deve ser boa e eficiente.

Do momento de pesquiso do produto até o pós-venda, a experiencia positiva do cliente pode fideliza-lo e até fazer com que ele, futuramente, defenda a marca.

 

  1. Branding

Estar em diversos canais, não quer dizer que a empresa deve ter diversas personalidades. A marca deve ser ligada sempre ao público que a empresa quer atingir. Todo o conteúdo, informação e discurso deve ser alinhado.

Fazer a gestão dos canais digitais ativos da empresa é muito importante para o reconhecimento da presença digital.

 

  • Ferramenta de presença online

Para ter relevância e credibilidade na presença online de uma empresa, existem várias ferramentas que podem atrair a atenção do público e fazer com a marca seja lembrada no momento de uma compra.

Conhecer as ferramentas a serem usadas é muito importante para essa presença online é importante para manter uma comunicação efetiva com o público.

 

– Site da empresa

O primeiro passo para marcar presença online é a criação do site da empresa, independentemente se a empresa praticar um e-commerce ou não. O site da empresa deve destacar os principais produtos e contar um pouco sobre a empresa.

Ter seu site no mundo digital, torna sua empresa mais fácil de ser achada a partir de sites de busca e o site pode servir como um portifólio da empresa.

 

– Blog

Dentro de um blog corporativo poderá ser criado conteúdo relevante ao seu cliente para todas as jornadas de sua compra (da pesquisa até o pós-venda).

O conteúdo deve ser sempre otimizado ao SEO (Search Engine Optimization), para facilitar e a aumentar a relevância para aparecer em sites de busca. Isso também pode fazer sua marca ganhar a referência sobre a concorrência com credibilidade sobre o assunto principal de seu negócio.

 

– Google Meu Negócio

O Google é o sistema de busca mais utilizado no Brasil e no mundo, só isso já motivo o suficiente para que uma empresa esteja cadastrada ao Google Meu Negócio.

Estando cadastrado no Google Meu negócio, quando sua empresa for achada irá facilitar a vida de seus clientes e leads, com fotos, horário de funcionamento e principalmente com o endereço. Por isso mantenha os dados sempre atualizados, isso é essencial.

 

– Rede Sociais

Hoje as pessoas passam muito tempo online e a maior parte desse tempo eles estão usando as redes sociais. Isso é motivo suficiente para que uma empresa esteja presente nessas mídias para ter interação com o público.

É importante conhecer as redes sociais e onde seu público alvo está, para um melhor proveito dessa ferramenta. Deve ser lembrado também que um perfil pessoal e um perfil corporativo em uma rede social são diferentes. O conteúdo das redes sociais corporativo deve entregar conteúdo com valor informativo aos leads e clientes.

 

Além dessas ferramentas, existem várias outras que podem ser utilizadas para a presença online de uma marca, como campanhas digitais, com uso de google ads e anúncios em redes sociais, e email marketing.

Essa nova maneira de fazer marketing na era digital vem fazendo com que TV, rádio e jornal percam cada vez mais sua relevância, graças a revolução digital. É claro que dependendo do público essas mídias podem fazer parte do planejamento, mas para isso é importante estar ciente sobre o seu público.

Cada tipo de mercado tem seu público e cada público tem seu modo de comunicação principal e diferentes ferramentas que podem ser mais eficazes com cada público. Por isso conhece muito bem seu público e as ferramentas que melhor favorecem a aproximação com eles.