Muita gente não entende a diferença entre estágio e trainee e não é uma dúvida apenas de estudantes, inclusive muitos acreditam que são a mesma coisa com nomes diferente, porém, são coisas muito diferentes, inclusive perante a lei. Mas o que esses dois programas têm em comum é que ambas podem ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

É importante que os estudantes e candidatos a esses programas saibam diferenciá-los para que procurem as melhores oportunidades e não percam tempo em processos seletivos que não se encaixam com seu momento.

 

  • O que é Estágio?

Um programa de estágio contrata um estudante para exercer uma função que tenha relação com a graduação feita pelo estudante, porém essa contratação não gera vínculo empregatício e tem duração máxima de 2 anos. Esse estagiário deve ser acompanhado por um profissional supervisor para ajudar no desenvolvimento desse estudante e ao final do contrato, o estagiário poderá ser efetivado e se tornar um funcionário regular.

 

  • O que é Trainee?

Em um programa de trainee, há a preferência pela contratação de um estudante que esteja próximo da formação ou alguém recém-formado para que participe de um treinamento próprio para ocupar um cargo preestabelecido pela empresa. O trainee é contratado como um funcionário normal da empresa.

 

  • As diferenças entre estágio e trainee.

Apesar dos programas focarem em jovens e estudantes, há suas diferenças que demonstram que não podem ser considerados sinônimos, por exemplo, o estágio é feito por alguém que está cursando o ensino superior e pode ser remunerado ou não, enquanto no trainee o contratado está finalizando ou acabou de ser graduado e sempre será remunerado.

Veja abaixo mais algumas diferenças entres as formas de contratação:

 

ESTÁGIO

TRAINEE

OBJETIVO

O objetivo do estágio é complementar o que o estudante aprende em sala de aula, juntando a teoria com a prática.

No trainee o contratado é colocado em um treinamento para uma vaga específica dentro da empresa, muitas vezes para uma posição de líder.

GRADUAÇÃO

Para o estágio, o candidato deve estar cursando o ensino superior.

Não há regra específica, mas geralmente o candidato está finalizando a graduação ou é recém-graduado.

REGULAMENTAÇÃO

Os estágios são regulamentados pela Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008).

O trainee não tem uma regulamentação específica e por isso seguem as leis trabalhistas vigentes.

CARGA HORÁRIA

No máximo 30 horas semanais.

Mesma carga horária de funcionários CLT.

DURAÇÃO

Um estágio tem duração de 6 meses, podendo ser renovado até que complete um máximo de 2 anos na mesma empresa. Há a possibilidade de efetivação após o período de estágio.

O período de trainee geralmente tem duração de 2 anos, mas pode variar em cada caso, e na maioria das vezes o profissional é mantido na empresa.

 

  • Quando se candidatar a um estágio ou trainee?

Acima já foi mostrado o que é e as diferenças entre os dois programas, com isso, para cada modo há momentos mais indicados para concorrer a essas vagas.

No estágio – Os casos podem variar, mas geralmente as empresas buscam candidatos que estão cursando o ensino superior a partir do 4º período em diante, já que com isso o candidato tem alguma noção da área exercida, graças aos aprendizados em sala de aula e ainda tem em torno de, 2 anos de graduação que dará oportunidade de renovação de contrato de estágio. Assim, a empresa aproveita o período completo de estágio do candidato.

No trainee – Os casos também podem variar, mas a preferência é para candidatos com a graduação mais recente possível até no máximo de 2 anos de graduado, mas há casos em que a empresa aceita candidatos em que estão próximos de se formar.

Independentemente da vaga em que for se candidatar, quanto melhor a formação, maiores são as chances de conquistar a vaga. Investimento em cursos de idiomas, cursos profissionalizantes ou extracurriculares podem ajudar.

 

  • Quais as vantagens de fazer um estágio?

Para muitos o estágio acaba sendo a porta de entrada para o mercado de trabalho e isso faz com que o estudante ganhe experiência que pode ser colocada em seu currículo e aprenda a parte prática do curso que vem aprendendo a parte teórica. Toda essa experiência é uma das principais vantagens de se fazer um estágio.

Além dessa experiência em alguns casos o estágio pode ser remunerado e uma ajuda financeira sempre é bem-vinda.

 

  • Quais as vantagens de fazer trainee?

O trainee, como já foi dito, é focado no treinamento do candidato para se tornar um profissional “ideal” para uma vaga específica dentro da empresa e por isso uma das vantagens são os diversos treinamentos e cursos que o profissional tem acesso, com isso trazendo um grande desenvolvimento pessoal.

Outra grande vantagem é que geralmente a remuneração para as vagas de trainee é considerada alta, em alguns casos chegando a mais de R$7000,00. Essa experiência também melhora muito a visibilidade profissional, pois os participantes desses programas ganham muita credibilidade.

 

  • Procuro um programa de estágio ou trainee?

Um estágio vai colocar o seu aprendizado teórico na prática, para quem quer entrar no mercado de trabalho é uma ótima opção. Os estágios, em alguns casos, têm uma pequena remuneração, mas sem vínculo empregatício, tem uma menor responsabilidade e o trabalho é supervisionado por um profissional experiente.

No trainee, as empresas procuram um candidato considerado “ideal” para no futuro da empresa ocupar cargos juniores ou até de líderes. A remuneração e as responsabilidades são maiores. Há menos vagas desse tipo e são muito concorridas.

Os candidatos podem até participar de ambos os programas, não ao mesmo tempo. Um estagiário pode passar por um processo seletivo e migrar do estágio para um trainee desde que faça a rescisão do estágio de maneira correta.

 

  • Dicas para conquistar vaga de estágio.

Para muitos jovens o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso a falta de experiência é algo comum entre os candidatos. Mas você pode colocar experiências acadêmicas e trabalhos voluntários.

Lembre-se sempre também de pesquisar bem sobre a vaga e a empresa por qual irá fazer a entrevista ou processo seletivo. Durante o processo seletivo e entrevistas, não deixe de ser sincero, não minta sobre suas habilidades e conhecimento.

 

  • Dicas para conquistar vaga de trainee.

A concorrência para uma vaga de trainee e alta é por isso merece atenção. Organize muito bem seu currículo deixando claro seu objetivo, mostrando sua experiência, capacidade, conhecimentos técnicos e habilidades adquiridos na faculdade. Ter nível avançado em inglês ou outra língua pode ser diferencial e em casos de grandes empresas é uma exigência.

Um processo seletivo pode durar dias em alguns casos, por isso esteja preparado. Nesses processos irão testar suas competências, trabalho em equipe e habilidade de liderança.