Todos os dias novas tecnologias são lançadas e são implementadas na rotina de trabalho em várias áreas e situações para torna-las mais ágeis. No recrutamento de funcionários não é diferente. Hoje em dia é algo totalmente comum as empresas anunciarem suas vagas de emprego na internet, com isso a divulgação em jornais vem dando lugar para a divulgação em portais online.

Com a era digital, a interação entre candidato e empresa se tornou mais próxima e ganhou rapidez, pois com as ferramentas digitais certas o setor de RH tem uma logística de menor custo e mais eficiente com a realização de processos seletivos independentemente da localização dos candidatos.

O avanço das tecnologias e com a crise da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) vem fazendo com que os processos seletivos e recrutamentos online aumentem sua utilização.

 

  • O que é recrutamento online?

Recrutamento online é um modo de realizar uma seleção de profissionais quase que completamente de forma digital via internet. O anúncio das vagas, comunicação com o candidato, as primeiras entrevistas e testes todos são realizados de forma digital e sem contato presencial com o candidato. Uma conversa presencial é deixada para o final após a escolha do candidato mais apropriado depois de feitas todas as outras etapas.

Para aplicar esse processo do modo correto, a empresa deve colocar a disposição do seu setor de RH as ferramentas necessárias para a realização de todo o processo e ainda fazer com que os membros do setor aprendam a usar essas ferramentas. Isso fará com que o processo seja executado com menos problemas possíveis.

Entre os recursos tecnológicos mais usados no recrutamento online estão:

  • E-mail

  • Redes sociais

  • Plataforma de anuncio de vagas

  • Softwares de videochamada

  • Testes técnicos e comportamentais online

 

  • Vantagens do recrutamento online

No recrutamento online há diversas vantagens em relação ao recrutamento presencial. Veremos agora algumas das principais vantagens da implementação desse modo de seleção de profissionais em sua empresa.

 

  • Atração de mais candidatos com o perfil ideal

O poder de alcance da internet na busca por candidatos é muito maior e mais direcionado. Os melhores profissionais estão online, seja nas redes sociais ou nas plataformas de anúncios de vagas.

Há uma variedade muito maior de canais online, destinados a profissionais. A empresa pode divulgar a vaga apenas em canais específicos, onde é entendido que será encontrado pessoas realmente qualificadas para determinada posição.

 

  • Triagem de currículos mais eficiente

No recrutamento online, a triagem dos currículos recebidos pode ser feita por filtros específicos, como formação ou nível de experiência, sem a necessidade de imprimir nem de ler os currículos um por um. Pode ser deixado para a tecnologia se encarregar de encontrar os perfis mais adequados para continuarem no processo seletivo.

 

  • Mais formas de avaliação dos candidatos

Em processos de seleção presencial, o recrutador não tem uma base sólida de informações para que seja feita a analise dos candidatos. Tudo era feito e decidido apenas com base na visão do recrutador sobre o que o profissional apresentou durantes as etapas do recrutamento.

Durante o recrutamento online, há diversas ferramentas que podem ajudar o RH e tomar uma decisão mais acertada como testes online, gamificação, inteligência artificial e People Analytics. Essas ferramentas podem ser aplicadas no processo seletivo para gerar dados e tornar a decisão mais assertiva.

 

  • Dados sempre atualizados

As empresas recebiam os currículos impressos ou em arquivos de Word ou PDF, e com isso os bancos de talentos eram montados. Entretanto quando o RH tentava entrar em contato com os candidatos, percebia que os dados não estavam atualizados, gerando um problema e dificultando o processo.

Hoje, o banco de talentos é feito em plataformas online, com os dados preenchidos pelos próprios candidatos. Dessa forma, ele mesmo pode entrar e atualizar o seu currículo, facilitando o trabalho dos recrutadores.

 

  • Mais facilidade na gestão do processo seletivo

A algum tempo toda a gestão do processo seletivo era feita no papel ou por planilhas. Isso acaba demandando muito tempo e atenção da sua equipe, em função do trabalho manual exercido.

O recrutamento online traz um auxílio na gestão do processo com o andamento das etapas sendo automatizado, o que facilita a gestão. É possível visualizar de forma simples todas as vagas abertas, prazos e observações por meio de uma plataforma integrada. Tudo é feito com poucos cliques e mais eficiência.

 

  • Melhorar experiência do candidato

Proporcionar uma experiência atrativa ao candidato é uma das maiores vantagens do recrutamento online. Cada vez mais o RH precisa elaborar jornadas interessantes para os colaboradores, e isso começa antes mesmo de eles entrarem na empresa.

Um processo seletivo moderno e dinâmico é uma ótima forma de atração de talentos.

 

  • Reduzir custos

O recrutamento online tem um ótimo custo-benefício em comparação com o presencial. Divulgar vagas pela internet requer um investimento menor, ao contrário de buscar espaços em jornais ou murais públicos.

Os candidatos também se beneficiam desse modelo. Como a maioria das etapas é feita de forma digital, eles economizam com impressão de currículos, envelopes e transporte.

 

  • 5 Dicas para executar um recrutamento online

Para que a execução desse processo seletivo a distância ou recrutamento online seja feita da melhor possível, devemos estar cientes de uma estratégia que leve em consideração algumas coisas. Veja 5 dicas para ajudar na implementação desse modo de processo.

 

  1. Planejamento

É necessário que o processo de seleção e recrutamento online ganhe uma definição digital. Isso significa desenhar um planejamento que digitalize todos os processos do recrutamento junto aos critérios de cada cargo oferecido. Nesse planejamento deve ter o envolvimento diretamente de recrutadores e gestores nessa nova estratégia.

 

  1. Atração

Para captar candidatos, sua empresa deve divulgar os cargos oferecidos em todas as ferramentas digitais possíveis: sites, redes sociais, portal institucional e etc. Claro que isso pode variar dependendo do cargo oferecido ser mais específico, assim deve ser localizado os portais certos para essa atração.

 

  1. Seleção

Adote sistemas online e plataformas de recrutamento para a realização de todas as etapas desejadas. Dessa forma, você consegue os resultados desejados e evita falhas que possam prejudicar o andamento da estratégia.

 

  1. Análise

Com a integração de todos esses dados, faça a análise das informações, tanto globais quanto individuais. Isso facilita a comunicação da equipe gestora do processo e melhora a perspectiva sobre os candidatos.

 

  1. Gestão

Crie uma gestão que será responsável por controlar todo o andamento do processo: número de postos abertos, etapas da seleção, performance dos recrutadores, comunicação com os candidatos, prazos e etc.