Muitos estudantes têm dificuldade de decidir qual carreira ou curso irá seguir. Muitos acabam se deixando levar por pressão familiar ou até social que forçam a tomar uma decisão apressada. Falta de experiência e orientação fazem com que essa importante escolha na vida seja precipitada e para uma área em que a pessoa não tem afinidade.
Para ajudar nesse momento de escolha, onde vários fatores podem acabar com que o aluno faça uma escolha errada, os alunos acabam por buscar saber qual a sua vocação profissional para assim decidirem o ramo de suas carreiras. Esses estudantes que decidem seguir o ramo sugerido por sua vocação profissional, na maioria das vezes, entram mais otimistas no mercado de trabalho.
Há também muitos casos em que estudantes acabam abandonando ou preferindo não cursar o ensino superior por acreditar não ter vocação superior alguma para cargos de ensino superior.
A verdade é que todos tem vocação profissional, todos podem sim ter uma chance no mercado de trabalho e buscar ter maior conhecimento sobre sua vocação é uma ótima maneira para saber onde pode ser o melhor curso e área profissional em que se possa estar.
Primeiramente devemos entender o que é vocação profissional.
-
O que é vocação profissional?
A vocação é aquela habilidade ou talento natural que se tem ou se desenvolve com facilidade. É quando há prazer em executar aquela ação, e por mais dificuldades que tenha, ela não gera insatisfação, nem sequer vontade de desistir.
Vocação profissional é a tendência natural que uma pessoa tem para exercer determinada profissão. Essa vocação profissional é conhecida de acordo com suas habilidades e preferências, assim como seus desejos, seu estilo de vida, entre outros fatores. Esse é o caminho mais adequado para escolher a carreira que se deseja seguir.
-
3 Ferramentas para descobrir a vocação profissional.
Apesar de ser possível ter uma noção e até descobrir sua vocação profissional, existem profissionais aptos para auxiliar nessa descoberta e esses profissionais podem ajudar muito nesse momento. Eles irão saber a melhor forma para o seu perfil chegar ao resultado mais correto.
Veja agora 3 ferramentas que podem ser usadas para a descoberta de sua vocação profissional:
-
Orientação Vocacional
A orientação vocacional funciona como uma ferramenta que ajuda a encontrar a melhor direção profissional. O método auxilia os estudantes a descobrirem quais são os seus interesses e talentos. Após fazer o seu perfil essa técnica indica quais cursos combinam mais com o seu perfil.
Com um bom acompanhamento, o processo de orientação vocacional ajuda a definir quais são as carreiras profissionais que mais se relacionam com o estilo de vida e com o que você almeja para o futuro.
-
Teste Vocacional
O teste vocacional é uma ferramenta que muitas vezes faz parte da orientação vocacional e permite identificar a sua compatibilidade com as áreas disponíveis no mercado e o seu perfil.
Esse teste ajuda a embasar suas escolhas e torná-las mais assertivas, reduzindo as chances de mudanças no meio do caminho. Porém, isso não significa que quem usufrui dessa ferramenta, fica completamente seguro com as escolhas e não erra nunca.
Muitas mudanças acontecem em nossas vidas profissionais e pessoais, o que pode interferir nesse processo. Para os jovens, o teste funciona como um recurso de segurança em meio aos desafios e decisões importantes que acontecem nessa fase da vida, como a escolha da carreira, questões emocionais e posicionamento social.
-
Coaching
O coaching é uma forma de orientação vocacional que conduz o jovem a descobrir o que realmente interessa e o que vai atender suas expectativas pessoais e profissionais atuais e futuras. Nesse processo, o estudante é levado a identificar seus valores e sua missão de vida, além de desenvolver suas habilidades e capacidades.
Durante o coaching, é possível entrar em um processo de autoconhecimento e descobrir o que desperta a sua curiosidade e como você se vê daqui a 5 ou 10 anos. O coach não dá as respostas prontas, mas sim trabalha em conjunto com a pessoa para que ele encontre as soluções para os questionamentos dentro de si.
A vantagem desse tipo de orientação é que você participa de um processo de evolução contínua. Mais que apenas escolher a profissão, é possível desenvolver técnicas para ser um profissional mais completo ao longo de sua carreira.
-
Seguir a vocação ou o mercado de trabalho?